segunda-feira, 25 de março de 2013

Catavento celebra aniversário com exposição

O Catavento Cultural e Educacional, em São Paulo, completa quatro anos nesta terça-feira (26). Para comemorar, o espaço exibe a exposição Ciência + Você, em parceria com Museu Kohl de Chicago, que fica em cartaz até 14 de abril. Quem curte fazer experiências terá a oportunidade de virar cientista por um dia.

Foto: Divulgação

Os visitantes podem explorar, descobrir e fazer experimentos num espaço que imita um laboratório de verdade. É a oportunidade de colocar a mão na massa e participar de várias atividades, como resolver problemas usando uma caixa de luvas, copos e tubos de ensaio (recipiente usado para realizar reações químicas). O público também pode aprender a preparar sopa saudável na cozinha experimental e conhecer estilos de vida saudáveis, além de montar colagens criativas para compartilhar as descobertas com outras pessoas. 


ONDE Catavento Cultural e Educacional  (Palácio das Indústrias, Praça Cívica Ulisses Guimarães, tel.: 3315-0051), em São Paulo. De terça a domingo, das 9h às 17h (bilheteria fecha às 16h). Ingresso: R$ 3 a R$ 6.

terça-feira, 19 de março de 2013

Escolas são diferentes pelo mundo

Na edição de 17 de março o Diarinho trouxe matéria sobre como as escolas podem ser diferentes, dependendo do lugar. Afinal, nem todas são como as nossas! As salas de aula, matérias, uniformes e até as férias mudam.

André Gravatá e Carla Mayumi, integrantes do projeto Educ-ação, contaram como foi visitar instituições  (escolas, faculdades e centros de aprendizagem) pelo mundo. O objetivo era mostrar as diferentes formas de aprendizado no livro A Volta ao Mundo em 12 Escolas, com previsão de lançamento para o segundo semestre.

O grupo começou o trabalho no início de 2012 e, até agora, já passou por oito países diferentes: Indonésia, Índia, Inglaterra, Estados Unidos, África do Sul, Espanha, Suécia, além do Brasil. "Buscamos iniciativas ligadas ao empreendedorismo (capacidade de realizar atividades inovadoras), sustentabilidade, comunidade e tecnologia. Não estamos em busca da escola perfeita, mas de como a Educação pode ser tão diferente e dar certo", diz André.

Carla contou ao Diarinho sua experiência ao conhecer três escolas na Índia, Indonésia e Brasil. Ela conversou com os alunos, pais e professores e observou como era a rotina.

Green School, na Indonésia, por exemplo, é feita de bambu. As aulas são diferentes para as turmas do Ensino Infantil, Fundamental e Médio. "As salas são amplas, e professores e alunos almoçam no mesmo espaço, que fica no meio da escola", diz. Lá, ninguém usa uniforme, e há aulas de culinária. No período da tarde, os alunos podem fazer vários cursos, como aquele em que aprendem um instrumento musical.

 Fotos: Reprodução
A Green School, na Indonésia, é feita de bambu
A Riverside School, na Índia, tem muitas aulas fora da sala. Por onde andar dá para ver painéis, murais e objetos expostos feitos pelos próprios alunos.  Eles também saem do ambiente escolar para conhecer de pertinho o que aprendem na classe. Visitam, por exemplo, uma plantação para entender mais sobre e agricultura do país.

Às sextas-feiras, os estudantes se tornam responsáveis por ensinar a turma na escola indiana. Semanalmente, a sala escolhe um aluno que ensinará uma de suas habilidades, seja na área de dança, esporte,  música ou até contação de histórias. Assim como o professor, tem de preparar a aula direitinho.

Na Riverside School, os alunos tem várias atividades fora da sala de aula

Já no Brasil, a Cieja (Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos), em São Paulo, desenvolveu método que desperta nos estudantes noções de compartilhamento e de cuidado com o próximo. Uma das histórias contadas pela diretoria é a de que decidiram que os próprios alunos pegassem seus lanches, em vez de receberem a porção individualmente. "Eles contaram que nos primeiros dias, as pessoas pegavam várias unidades de uma bebida. A direção percebeu que precisava ensinar que se pegassem tudo em um dia não haveria mais para os outros", disse Carla. A estratégia deu certo! 

quinta-feira, 14 de março de 2013

Animação de Angry Birds estreia no Gloob

Fotos: Divulgação/Gloob

Quem é fã do game Angry Birds poderá acompanhar as aventuras dos personagens na animação que estreia sábado (16), no Gloob. Angry Birds Toons vai ao ar por volta das 10h45, entre o Cine Gloobo desenho Nilba e Os Desastronautas.

Os pássaros ficam superbravos quando os porcos roubam seus ovos. Para recuperá-los e dar uma lição nos inimigos, cada ave usa seus poderes especiais. 

Serão 52 episódios com cerca de três minutos de duração, que mostrarão as divertidas histórias da turma conhecida no mundo todo. Durante a semana, a animação também será exibida ao longo da programação do canal.



Conheça os personagens:

Pássaros


  
Vermelho - Dedicado e protetor. O líder da turma é o mais zangado. Mas ser desse jeito é grande qualidade quando é preciso proteger os ovos. 



Chuck  -  Competitivo, hiperativo e sem foco. O pássaro amarelo é o mais leal dos amigos e também o mais rápido. O grande problema é que vive em confusões por agir sem pensar.
    
Bomba - Poderoso, otimista, mas ingênuo. É capaz de explodir, aliás, uma das coisas que mais que gosta de fazer. No entanto, não tem total controle de seus poderes.




Matilda - Otimista, sensível e fofinha. Adora a natureza e sempre tenta encontrar solução para os problemas. Se fechar o bico é sinal de que perdeu completamente a paciência.


Os Azuis - Despreocupados, inteligentes e ativos. São os três mais novinhos da turma. Adoram pregar peças e, às vezes, são um pouquinho irresponsáveis.






Porquinhos


Rei Porco -  O líder dos mamíferos é o único que tem permissão para comer os ovos dos Angry Birds. Seu maior segredo é que não existem ovos na sua câmara do tesouro.


Porquinhos em geral - Têm pouco conhecimento, mas são animados e otimistas. Fazem o melhor que podem para encontrar ovos para o rei. Apesar de serem considerados os menos importantes na sociedade dos porcos, ficam felizes com a vida que levam. 

  


Porco Cozinheiro - Implicante e o mais inteligente. Sempre cria intrigas para comer os ovos e sonha em se tornar o Rei Porco. 
  


Capitão Porco - É o líder do exército dos porquinhos e está cansado de guiar suas tropas para derrotas.




Participações especiais:



Stella - Independente, teimosa e dramática. A Angry Bird rosa é mal-humorada e não escuta conselhos. Perde a paciência se alguém a trata mal. 



Terêncio - Silencioso e reservado. Ninguém sabe o que se passa pela mente do pássaro com cara de estressado.







Confira o trailer:


quarta-feira, 13 de março de 2013

Confira o trailer da nova animação Os Croods


Divulgação

O Diarinho assistiu nesta semana ao filme Os Croods, com estreia prevista para 22 de março. O longa, que mistura comédia e aventura em 3D, acompanha a atrapalhada e divertida história da primeira família moderna. Seus integrantes partem em busca de novo lar, depois que a caverna em que moram é destruída.

O que Grug (pai), Ugga (mãe), Tunk (filho), Eep (filha mais velha), Sandy (caçula) e Vó não imaginavam era que além das pedras da antiga moradia existia um mundo novo, cheio de novidades que mudariam suas vidas para sempre. A turma passa por várias experiências novas quando conhece Guy, garoto que está em busca de um lugar chamado Amanhã.

As paisagens são supercoloridas e os bichos que encontram na natureza são estranhos e engraçados. Tem um tigre com cabeça grande, por exemplo, que acaba virando um tipo de gato bonzinho.

É impossível não dar risada com os personagens! Mesmo representando uma família de milhões de anos atrás é fácil se identificar com alguns deles e as situações que vivem. É claro que isso acontece porque o desenho é ficção. Na Pré-História o homem tinha costumes bem diferentes.

Por isso, o Diarinho está preparando uma matéria especial sobre como a humanidade realmente vivia naquela época. Além disso, vai mostrar mais detalhes sobre o filme. Fique ligado!

Enquanto isso, confira o trailer de Os Croods:

sexta-feira, 8 de março de 2013

Parque Escola de Sto.André tem domingo de atividades

Fotos: Divulgação

Quem não tem programa especial para o domingo (10) pode aproveitar para participar das diversas atividades gratuitas que vão acontecer no Parque Escola (Rua Anacleto Popote, 46, tel.: 3356-9050), em Santo André, das 10h às 16h.

Às 11h, tem o teatro de mamulengos de Valdeck de Garanhuns. Os bonecos fazem parte da cultura nordestina e são manipulados com as mãos. Em geral, têm cabeça feita de madeira ou papel machê e o corpo de tecido. Costumam retratar a vida da população e fazer críticas à sociedade.

Às 12h, o grupo Corpore Sano vai apresentar um flash mob dançante. Esse tipo de intervenção urbana ocorre quando grupo de pessoas começa a cantar e dançar de repente em local público.

Haverá ainda o espetáculo Dom Quixote para Crianças (foto), às 14h. A Cia.de Teatro da Conspiração utiliza técnicas de contação de histórias com a ajuda de objetos, brinquedos figurino e música para retratar as aventuras do personagem.

Durante todo o dia também terão brincadeiras antigas pelo espaço, como amarelinha, dominó, xadrez, dama, pé-de-lata, corda, vai e vem e frescobol. E os visitantes poderão conhecer melhor o parque por meio de aulas-passeios monitoradas por biólogos. Há viveiro de plantas carnívoras e estufa para a criação em ambiente controlado de diversas espécies, além de bromeliário (cultivo de bromélias).

quinta-feira, 7 de março de 2013

Historietas Assombradas é a nova animação do Cartoon


Fotos: Divulgação

Crianças mal-educadas, cuidado! Acaba de chegar à telinha uma animação que promete amaldiçoá-las a gargalhar eternamente. A parte da maldição é brincadeirinha, mas realmente tem desenho brasileiro novo no pedaço: Historietas Assombradas (Para Crianças Malcriadas). A série é exibida pelo Cartoon toda segunda-feira, às 19h30, com reprise aos domingos, às 16h30.


Na trama, o malcriado e preguiçoso Pepe, de 11 anos, vive com a avó maluquete que vende poções mágicas pela internet. É desse modo que o menino começa a ter contato com feitiços e a enfrentar criaturas bizarras e sobrenaturais, como monstros, espíritos, dinossauros zumbis e bichos fofinhos (o que será que eles têm de malignos?). 

Pepe não estará sozinho em suas aventuras; o cão Ramirez, a boazinha Marylou, o fortão Roberto e os gêmeos siameses Guto e Gaston vão ajudá-lo. Confira o trailer:


 

quarta-feira, 6 de março de 2013

Confira o trailer de Universidade Monstros


Fotos: Divulgação

Entrar na faculdade parece muito divertido, principalmente se for a Universidade Monstros, filme que deve estrear em 21 de junho nos cinemas. É o melhor lugar para aprender como ser assustador. E foi exatamente onde Mike Wazowski e James P. Sullivan se conheceram. 



Diferentemente do que aparece na animação Monstros S.A. (2001), a dupla não se dava bem no início. No entanto, já tinha vocação para arrumar encrenca. Por causa do exagerado espírito competitivo, os personagens se metem em confusão e são expulsos do programa de assustadores de elite da universidade. A bagunça fica ainda maior quando precisam se unir com uma turma bizarra. Confira o trailer:




AMOR DIFERENTE 
Quem for ao cinema assistir à Universidade Monstros verá também o curta-metragem The Blue Umbrella (O Guarda-Chuva Azul). É tradição da Pixar, estúdio responsável pelas animações, sempre apresentarem um curta antes do filme principal. A história se passa num dia de chuva, quando dois guarda-chuvas encontram-se na volta para casa e se apaixonam. Veja um trecho: