segunda-feira, 20 de abril de 2009

Já pensou ter 500 morcegos em casa?

Olha que coisa mais incrível que rolou hoje na internet, com fotos da BBC. Uma australiana está cuidando de 500 filhotes de morcegos em sua própria casa. Isso mesmo, Trish Wimberley é voluntária há 20 anos no resgate desses animais e tem uma clínica no fundo do quintal.

Entre setembro e fevereiro, época em que as fêmeas dão à luz, Trish manteve cerca de 200 morcegos. Mas com as fortes tempestades dos últimos meses, o número aumentou e alcançou 500!

O grupo com o qual Trish trabalha, o Wildcare Austrália, é avisado por telefone toda vez que alguém encontra um morcego em perigo. Eles chegam machucados ou doentes e recebem todos os cuidados necessários, além de muito carinho, para que se recuperem e consigam voltar ao seu hábitat. Esse período dura, em geral, 12 meses.

Os recém-nascidos recebem tratamento exclusivo. Ficam em incubadoras, como muitos bebês humanos são mantidos no hospital. Lá são alimentados com mamadeira. Na primeira semana, bebem leite a cada três horas; depois, a cada quatro horas.

Quando completam sete meses, alimentam-se com o pólen das flores e frutas, como ocorreria em seu hábitatl. Com 1 ano, os morcegos são incentivados a se tornar independentes. Para isso, o contato com os humanos diminui, porque eles precisam aprender a se comportar como selvagens para poder voltar à natureza.

Só quem é vacinado contra raiva pode trabalhar resgatando morcegos na Austrália. Mas engana-se quem pensa que esses mamíferos são sanguessugas. Das cerca de mil espécies conhecidas, só três se alimentam de sangue. As demais comem insetos, frutas e flores. Esse bichinho tem papel muito importante na formação das florestas, espalhando as sementes e transportando pólen de flor em flor.

6 comentários:

Bianca disse...

Nossa nunca pensei que alguém poderia ter em casa morcegos.Sempre achei que não era um bicho adequado para ter em casa,mesmo por algum tempo.
Eles enrolados no coberto são uma gracinha.

Anônimo disse...

Legal,eu sempre quis ter um morcego em casa.

Anônimo disse...

olá, parabéns pelo seu trabalho, também sou uma apaixonada por morcegos, amo esses bichinhos, moro em porto alegre no Rio Grande do Sul, se tiver algum coisa que possa fazer por eles aqui na minha Cidade gostaria de saber, pois aqui não é divulgado nada a respeito, já peguei vários filhotes que encontrei caidos no chão, trouxe para casa, alimentei e depois que ficaram em condições saudáveis voltaram a natureza, mais uma vez, parabéns. cláudia salomão

Anônimo disse...

Oh!!
Amo morcegos,para mim são super fofos!!
Acho que foi uma ótima boa ação que essa moça fez!!

Anônimo disse...

Adorava ter um morcego em casa, mas a minha familia não gosta muito de morcegos, um dia se conseguir vou me dedicar a salvar espécies em vias de extinsão.

Anônimo disse...

estou fazendo uma pesquisa na escola,morcego e tao fofo,alem de serem otimos polinizadores.clara,ms.