quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Você sabe o que é infográfico?

Oi galera, é o Denis!

Talvez você já tenha lido ou ouvido falar em infográfico, nome estranho. Infográfico é a mistura de INFO de informação e GRÁFICO de desenho, imagem, representação visual. Ou seja, é um desenho ou imagem que explica e informa.

O infográfico ajuda a entender melhor um texto, a complementá-lo com informações que são mais fáceis de serem mostradas do que escritas. Assim como a foto registra uma situação e o desenho ilustra uma ideia, o infográfico explica visualmente. Quer exemplos? Eu poderia dizer que o Ricardo tem 50% menos chulé do que o Guto.

Também posso dizer que 60% do chulé no quarto é do Lucas, 25% é do Tiago e 15% da Bia.
Ou mostrar assim:


Entendeu? Algumas situações mais complicadas podem ser traduzidas de um jeito mais fácil quando combinamos textos e imagens.

EXPERIMENTE
Você pode aproveitar as férias e brincar de produzir um jornalzinho com seus amigos. É divertido! Vamos tentar?

1. Escolha uma situação que ache importante, um fato que queira apresentar.
2. Pesquise, procure informações e fotos ou desenhe o que for necessário para explicar, de um jeito bem prático para quem lê. Junte tudo e selecione o que é melhor. Parte da brincadeira é descobrir o que tirar, o que é repetitivo ou está sobrando. Organize tudo o que reuniu até ficar bem fácil de entender.
3. Conte o caso usando apenas texto (é o que o repórter faz). Agora conte usando só a imagem (é o que faz o fotógrafo e o ilustrador). Agora conte a mesma coisa usando os dois recursos combinados. Isso é o que faz o infografista.
4. Agora junte tudo na página de um jeito bem bonito e fácil de ler. Primeiro apresente sempre o mais importante, depois os detalhes.

Assim é o jornalismo, que tem formas diferentes de contar uma história! Se quiser, envie o que fez para o Diarinho e mostre pra gente!

12 comentários:

Anônimo disse...

Não sabia o que era e gostei da explicação

Sumaya disse...

Quando eu crescer, quero ser igual ao tio Denis!!! rsrsrs :D beijos... Adorei a explicação. Você é 1000!!

Janaina disse...

Adorei o infográfico de chulecência brava, acho que toda casa deveria ter um :P

Anônimo disse...

muito legal vou tentar

Anônimo disse...

muito util essa essplicaçao

Anônimo disse...

Adorei a explicação , eu não sabia o que era , e me ajudo bastante , obrigada pela ajuda e vocês estão de parabéns pelo DIarinho! hahahha beijos :D

Gabriela disse...

AII SIIM, foii muito útil, a melhor e mais resumida explicação! Estão d Parabéns... bjos, Gaby

Anônimo disse...

adorei a explicação obg

z.bezerra disse...

Muito obrigado Denis, eu realmente não sabia o que era, mas agora já sei, diga-me, é necessário ilustrar o grafico, e caso vc não seja Chargista e queira apenas fazer o grafico pode ser, ou é uma exigência do jornalista?

Anônimo disse...

Obrigado precisei fazer um pra faculdade e não sabia por onde começar. Valeu pela explicação!

Iara Maciel Batista disse...

Eu não sabia do que se tratava e achei o máximo a explicação. Adorei mesmo.

Paula Oliveira Rodrigues disse...

Nossa valeu...Essa foi realmente uma ótima explicação (curta tbm) rsrsrs amei <3