quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

NX Zero por Fernandes

Quem coleciona e lê o Diarinho, com certeza já conhece o grupo NX Zero. Mas se você não conhece tudo bem, eu também não conhecia até o dia que a editora do Diarinho me pediu para ilustrar uma matéria sobre essa banda paulistana. Pesquisei na internet e descobri que eles eram mais famosos do que eu imaginava. No jornal saiu uma foto e por coincidência, logo depois, um amigo me encomendou uma caricatura do NX Zero.

Veja como fiz esse trabalho e descubra quem é quem:



Primeiro juntei algumas fotos que encontrei na internet e estudei as feições de cada um do grupo. Fiz um esboço a lápis (acho essa parte a mais difícil). Quando defini o traço, passei a caneta nanquim por cima, apaguei o lápis e escaneei o desenho.


Usei o programa Adobe Photoshop para colorir e finalizar o trabalho. Levei um bocado de tempo para isso, no mínimo 15 horas. Observe os detalhes e as sombras que dão volume às figuras . É preciso muita paciência ... Acabei gostando do resultado final, mas sempre acho que poderia ter ficado melhor.


Caricatura é um desenho exagerado e humorístico de um
personagem da vida real, geralmente político, artista,
atleta. É um trabalho muito utilizado em jornais e revistas.

Uma dica para quem gosta de fazer caricaturas é ter muita paciência e pesquisar bastante. Se for usar fotos como referência, separe várias imagens e estude bem os traços da fisionomia, expressões, formato do rosto, tipo de olhos, orelhas boca e nariz, assim como a disposição e a distância entre eles. Não tenha medo de exagerar no nariz ou nas orelhas, se o caricaturado tiver essas características acentuadas, afinal não é uma foto e sim uma caricatura. Escolha uma 'vítima' (pode ser um colega de classe ou um professor) e mãos à obra . Vá treinando. Se desejar, mande o que você produziu para cá.

Fui, mas volto com mais dicas!
Fernandes

4 comentários:

Pessoinha Pensante disse...

Adorei os desenhos ficarm hiper engraçados!
Alias sou muito fã dos meninos e naum gostaria que na vida real ele fossem asiim!
uhuhsshua³³
beijoos

Anônimo disse...

hahahahaha..adorei :D
os pescoços acentuados têm tudo a ver
bjs

Anônimo disse...

Parabéns! Conseguiu retratar muito bem as caras-de-cu deles! rs rs rs rs rs

웃 Mony 웃 disse...

Parabéns, Fernades!
Admiro muito seu trabalho, dá pra sacar de longe quando é seu, principalmente pela riqueza de detalhes, as minúcias fazem toda a diferença.
Sucesso.
Aliás, parabéns pela didática na dica também.