terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Obama e suas charges

Ontem foi um dia muito especial para todos os norte-americanos e também para o mundo. É que o 44º presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assumiu o cargo. Isso pode parecer uma coisa chata de política, que não interessa, mas representa muito mais do que se imagina.

Obama é o primeiro negro que assume o cargo mais alto dos Estados Unidos, considerado o país mais importante do planeta, mas também um dos mais racistas. Além disso, ele se tornou presidente em uma época complicada para todos.

O mundo está passando por uma forte crise econômica, por guerras e também por graves problemas de miséria e destruição ambiental. As pessoas acreditam que Obama vai conseguir trazer esperança; por isso, sua posse é tão importante.

Um fato tão marcante quanto este é um prato cheio para os chargistas dos jornais. Charge é um estilo de ilustração que satiriza (torna ridículo e engraçado) um acontecimento atual com o objetivo de fazer uma crítica ou uma observação. A palavra é de origem francesa e significa carga, ou seja, os chargistas exageram nos traços para deixar os personagens ainda mais grotescos.

Mas, atenção: charge não pode ser confundida com cartoon (ou cartum), que é uma palavra de origem inglesa e que, ao contrário da primeira, retrata situações mais comuns do dia-a-dia.

Confira as charges que o Fernandes e o Seri (outro ilustrador do Diário) fizeram. Cada uma dá espaço para várias interpretações, tudo depende de quem vê!








O Fernandes aproveitou a expressão popular 'Descascar o abacaxi', que se refere a resolver uma ou muitas situações difíceis, para representar a tarefa do novo presidente.

Já o Seri escolheu a expressão 'Pé na Bunda' para retratar a posse de Obama e o fim do mandato de George Bush, que não teve bom desempenho no cargo (vamos combinar!). Além disso, um sapato jogado por um jornalista iraquiano quase acertou o ex-presidente e deu o que falar.

Nenhum comentário: