segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Popeye não comia espinafre


Você com certeza sabe que o marinheiro Popeye tem de comer espinafre para ficar forte. No entanto, nem sempre foi assim. O personagem foi criado em 1929 pelo norte-americano Elzie Crisler Segar para uma tirinha de jornal. Naquela época, o marujo tinha uma galinha mágica chamada Bernice, que dava força e boa sorte a quem tocasse as penas de sua cabeça.

Somente quando chegou na TV, em 1933, Popeye começou a comer espinafre. A primeira aparição foi no desenho animado de Betty Boop. Em seguida, foi gravada animação só para ele.

Antes de Popeye aparecer nos quadrinhos, as histórias de Segar tinham como personagens a família Palito. Olívia tinha outro namorado, chamado Ham Gravy, que foi substituído pelo marinheiro.

Desde que foi criado, Popeye passou por várias mudanças. O uniforme, por exemplo, era escuro e no fim dos anos 1940 mudou para branco. Nos primeiros desenhos, tinha vários fios de cabelo embaixo do quepe (tipo de boné), mas foram diminuindo até ele se tornar careca.
O nome Popeye também surgiu de uma característica que o personagem tinha quando foi criado; significa olho estourado porque ele era um marinheiro caolho. Em inglês pop significa estourar, saltar e eye é olho. Agora, ele possui os dois olhos, mas sempre matém um deles fechado.

ESPINAFRE
A história do marinheiro aumentou em 30% o consumo de espinafre nos Estados Unidos porque as crianças começaram a acreditar que o alimento as deixaria fortes. Para os brasileiros, é estranho ver espinafre em lata, mas o produto e outros alimentos, como feijão e milho, também são enlatados lá.
Quer saber se o vegetal realmente dá força? Clique aqui para ler a matéria do Diarinho.

Nenhum comentário: