quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Cobra tinha pernas!


Os cientistas já suspeitavam que as primeiras cobras eram terrestres e tinham patas traseiras. Agora, conseguiram comprovar que elas realmente evoluíram dos lagartos. A descoberta só foi possível graças às novas tecnologias, que puderam observar melhor o fóssil da espécie Eupodophis desouensi , com 95 milhões de anos – é da época dos dinossauros -, encontrado no Líbano há 10 anos. Na ocasião, notaram apenas uma patinha no bicho. Não sabiam que a outra estava enterrada de baixo de seu corpo.


Os estudiosos do Centro Nacional de Pesquisas Científicas da França a acharam por causa de imagens em 3D produzidas por raios-X de altíssima resolução. Essa técnica é chamada de laminografia de síncroton e lembra um pouco a tomografia computadorizada, exame feito em hospitais. É capaz de captar imagens abaixo da superfície e identificar detalhes minúsculos.


O fato reforça a teoria de que as cobras teriam perdido totalmente os membros depois que passaram a ser bem-sucedidas em habitats onde rastejam ou deslizavam. Agora a descoberta vai ajudá-los a entender como elas perderam as patas ao longo da evolução. No caso do fóssil encontrado, não há vestígios de patas dianteiras; isso indica que já tinham sido eliminadas durante seu desenvolvimento.

Nenhum comentário: