sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Até hipopótomo encara dentista

Ter dor de dente e cárie não é só para humanos. Os pobres animais também precisam tratar da saúde bucal. E eles são corajosos. Alguns encaram o tratamento até sem anestesia. É o caso de Orion, hipopótomo de três toneladas que mora no Zoológico Santa Fé, em Medellin, na Colômbia.


Na verdade, ele precisou cuidar das presas (danificadas depois que mordeu uma coluna de metal) sem anestesia porque o medicamento poderia matá-lo asfixiado. Mas como manter a enorme boca de Orion aberta para que os dentes pudessem ser cuidados? Aí é que está a notícia.

Ele foi treinado durante três meses pela equipe de veterinários do zoo para que mantivesse a boca aberta por longos períodos. E não é que deu certo! Enquanto o treinador fazia os procedimentos, o dentista – bobo nem nada – dava as instruções do lado.


Segundo os especialistas, isso só foi possível porque Orion, de 9 anos, nasceu em cativeiro. Se morasse na natureza, com certeza a mão do treinador não estaria no lugar certo. O hipopótomo é considerado o animal mais perigoso do mundo. Confira as imagens (as fotos são da AFP):






























Saiba mais
O hipopótamo tem dentição adaptada para comer vegetais (é herbívoro), mas tem caninos grandes e auto-afiáveis que são usados para se defender. As presas podem chegar a 3 metros! Ele vive próximo aos rios, onde passa grande parte do seu tempo imerso, para proteger a pele que é muito sensível.

Vive em grupos de até 20 indivíduos. Quando faz cocô, espalha as fezes com o rabo para demarcar o território. O filhote nasce e é criado na água. A mãe cuida dele até um ano, quando estará pesando 200 kg.

China começa a dizer não à carne de cachorro


Parece que agora o governo da China está disposto a acabar com o antigo hábito de o povo consumir carne de cão e gato. Um rascunho de lei deve ser enviado ao congresso daquele país em abril, prevendo multa equivalente a R$ 1.350 e prisão de até 15 anos para quem não seguir a determinação, caso seja aprovada. Esta seria a primeira lei chinesa a punir o abuso contra animais.

Defensores dos direitos dos animais saíram às ruas de Wuhan, com cartazes apoiando a medida. Embora seja criticada por alguns, que consideram difícil mantê-la, outros argumentam que o apoio vem crescendo entre os donos de animais de estimação.

Chineses, vietnamitas e coreanos consideram normal esse consumo, da mesma forma que comemos carne de vaca. Restaurantes chiques servem o prato considerado iguaria, embora em regiões pobres sirva para matar a fome.

Durante a Olimpíada de 2008, na China, o governo ordenou a retirada de carne de cachorro do cardápio de 112 restaurantes para não ofender os visitantes estrangeiros. No Brasil, a venda e o consumo deste tipo de carne são proibidos e quem viola a lei é punido. Aqui já ocorreram casos em que restaurantes foram fechados por servir o prato e quem forneceu a carne foi preso.

No ano passado, o dono de um pitbull causou muita polêmica na Nova Zelândia ao matá-lo e fazer churrasco com a carne. Mas as autoridades decidiram que o animal foi morto sem crueldade e que ele não violou a lei.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Hipopótamo fujona volta para casa



Os dias de liberdade da hipopótamo Nikica (foto) acabaram de vez! Na semana passada, a fêmea havia escapado de um zoológico particular em Podgorica, vilarejo perto de Montenegro (país que fica no Sul da Europa), mas voltou nesta quarta (20) para casa.

Nikica fugiu no dia 10 depois que o recinto em que vivia ficou inundado devido a grande quantidade de chuvas. O nível da água aumentou tanto que ela conseguiu nadar por cima das grades do local onde vive.

A hipopótamo, que tem 9 anos e pesa 2 toneladas, surpreendeu os vizinhos ao ser encontrada circulando pela área. Chegou até a beber água na piscina de um hotel da cidade. O dono do zoo garantia que o bicho era tranquilo. Só pôde voltar para o lar quando a área ficou seca.
O hipopótamo é nativo da África e alimenta-se de plantas. Gosta tanto de água que seu o nome significa cavalo do rio. O bebê começa a nadar assim que nasce e mama até debaixo d'água.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Uma dobradura não muito dura de fazer

Você sabe o que é origami?

É a arte japonesa de dobrar papel, sem recorte nem cola, para formar figuras por meio de dobras. Aqui é mais conhecida como dobradura. Acompanhe este passo-a-passo bastante simples, sugerido pelo Fernandes, para fazer uma ave, com apenas seis movimentos.





1. Pegue um pedaço quadrado de papel.
Marque o meio e dobre na diagonal.
Desdobre o papel e faça duas dobras nas laterais, conforme mostra a figura ao lado.Você vai formar um cone parecido com um copinho de sorvete.







2. Faça mais duas dobras nas laterais,
conforme indicam as linhas azuis.
Observe que a dobra deve ser feita
mais no canto do que no meio, para que
elas não se encontrem no centro.






3. Dobre o cone no meio, juntando
as duas extremidades.













4. Dobre a pontinha mais estreita
para frente. Com esse movimento,
você vai formar a cabecinha da ave.






5. Dobre no meio, na vertical,
onde já estão marcadas as dobras
anteriores.



6. Puxe para frente a parte referente
ao pescoço.Daí é só ajeitar
a base para deixar a dobradura
com forma de ave.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Bebê paparicado


Fotos: AFP

Ao que tudo indica, os tratadores do Zoo de Munique, na Alemanha, estão fazendo de tudo para substituir a mãe da elefante asiática Jamuna Toni. Ela nasceu em 21 de dezembro com 112 kg e 88 cm e pouco depois foi abandonada.

Todos os cuidados passaram a ser dedicados ao bebê que é o primeiro elefante saudável nascido no parque nos últimos 60 anos. Jamuna está sendo amamentada com mamadeira, ganha banho e brinca bastante entre a serragem colocada à sua disposição.


Não se sabe o que ocorreu para que a mãe Panang a rejeitasse. Ela teve dificuldade em gestações anteriores; por causa disso, os tratadores a estimularam a fazer exercícios diários para que pudesse ter o bebê sem dificuldade. Sua gestação é a mais longa do reino animal, com duração de cerca de 22 meses.

Programa de exercícios também vem sendo aplicado em cinco fêmeas no Zoo de Hannover, naquele país. Para que o parto seja tranquilo, as fêmeas precisam caminhar de cinco a sete quilômetros por dia e se exercitar bastante, como sentar, deitar e ficar em um pé só. Na natureza, as mães são acompanhadas na hora do parto pelas fêmeas mais velhas que as acalmam e protegem o filhote.


sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Macaco-japonês brinca com bola de neve


Não é qualquer macaco que pula de galho em galho no meio de florestas. Os da espécie Macaca fuscata brincam no meio da neve, como o da foto que está no zoo de Stuttgart, na Alemanha. Esses primatas têm o hábito de tomar banhos quentes nas fontes termais, cujas águas alcançam temperatura acima de 21 ° C. Para resistir ao inverno, esse macaco é protegido do frio pela pelagem comprida e espessa. Seu rosto também é coberto por pelos que formam um capuz. No frio eles dormem juntinhos.

Os macacos-japoneses vivem em grandes grupos e o número de fêmeas é maior do que o de machos. No inverno, eles se alimentam de folhas e frutos; nas outras estações, de brotos e cascas de árvores. Quando o frio está muito rigoroso, os grupos se dirigem à costa do Japão, à procura de moluscos, crustáceos e algas.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

80 anos de tirinhas do Mickey

Mickey na década de 1930

Há exatos 80 anos, Mickey Mouse ganhou espaço nos jornais. Em 13 de janeiro de 1930, sua tirinha foi publicada pela primeira vez nos Estados Unidos, com o nome He's going to learn to fly like Lindy (Ele vai aprender a voar como Lindy). Mostrava o camundongo deitado sobre um monte de feno, sonhando com viagens de avião.

As historinhas eram desenhadas pelo norte-americano Ub Iwerks a partir de roteiros desenvolvidos por Walt Disney. Ambos criaram o personagem em 1928; antes de ir para os quadrinhos, ele já havia aparecido em animações.

E acredite, as historinhas vieram para Brasil no mesmo ano em que surgiram nos Estados Unidos. A revista O Tico-Tico foi a primeira a divulgá-las. A estreia do ratinho em gibis ocorreu em 1931. Os traços de Mickey mudaram muito ao longo dos anos. Os olhos, por exemplo, deixaram de ser completamente pretos.



Mickey hoje

No lugar da Tiana


Cuidado para não virar sapo! Este é o maior cuidado que a gente deve ter ao jogar A Princesa e o Sapo, DVD-ROM para PC que acaba de ser lançado, com base na nova animação que está no cinema. E não é só isso: tem de trabalhar como garçom, entregar pedidos aos clientes e até escolher vestidos para a princesa.

São 25 minijogos distribuídos em cinco fases que se passam em três ambientes: Tiana's Palace, Dukes Diner e Mama Oddie's. No papel de Tiana, o jogador tem a missão de construir o restaurante da princesa e precisa ser muito esperto para fugir do Dr. Facilier, que tenta transformar todos em sapos. Conforme avança nas fases do jogo, ganha pontos que permitem novos ingredientes para as receitas e novas roupas para Tiana.

A convite do Diarinho, Luana do Nascimento, 8 anos, testou o jogo. “Achei bem legal, só tive dificuldade para mudar de fase, mas meu irmão me ajudou. A legenda é em espanhol, mas não achei difícil de ler.”

Alguns podem encontrar dificuldades, porque o jogo só pode ser instalado em inglês, francês, alemão ou espanhol. O manual está em português e traz algumas dicas.

Durante o jogo é possível ainda acompanhar e cantar as músicas do filme (com legendas em inglês) no karaokê comandado pelo crocodilo Louis, amigo de Tiana. Luana achou divertido. “Eu e meu irmão não paramos mais de jogar.”