sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Até hipopótomo encara dentista

Ter dor de dente e cárie não é só para humanos. Os pobres animais também precisam tratar da saúde bucal. E eles são corajosos. Alguns encaram o tratamento até sem anestesia. É o caso de Orion, hipopótomo de três toneladas que mora no Zoológico Santa Fé, em Medellin, na Colômbia.


Na verdade, ele precisou cuidar das presas (danificadas depois que mordeu uma coluna de metal) sem anestesia porque o medicamento poderia matá-lo asfixiado. Mas como manter a enorme boca de Orion aberta para que os dentes pudessem ser cuidados? Aí é que está a notícia.

Ele foi treinado durante três meses pela equipe de veterinários do zoo para que mantivesse a boca aberta por longos períodos. E não é que deu certo! Enquanto o treinador fazia os procedimentos, o dentista – bobo nem nada – dava as instruções do lado.


Segundo os especialistas, isso só foi possível porque Orion, de 9 anos, nasceu em cativeiro. Se morasse na natureza, com certeza a mão do treinador não estaria no lugar certo. O hipopótomo é considerado o animal mais perigoso do mundo. Confira as imagens (as fotos são da AFP):






























Saiba mais
O hipopótamo tem dentição adaptada para comer vegetais (é herbívoro), mas tem caninos grandes e auto-afiáveis que são usados para se defender. As presas podem chegar a 3 metros! Ele vive próximo aos rios, onde passa grande parte do seu tempo imerso, para proteger a pele que é muito sensível.

Vive em grupos de até 20 indivíduos. Quando faz cocô, espalha as fezes com o rabo para demarcar o território. O filhote nasce e é criado na água. A mãe cuida dele até um ano, quando estará pesando 200 kg.

Nenhum comentário: