segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Picasso ou Monet aos 7 anos?


Não há idade mínima para mostrar talento, como prova Kieron Williamson. Esse garotinho inglês de 7 anos vem deixando os críticos e colecionadores de arte de boca aberta. Em apenas meia hora, conseguiu vender 33 obras expostas no leilão que rolou no último fim de semana numa galeria da Grã Bretanha. Os trabalhos rendeream o equivalente a R$ 415 mil! Esse não é seu primeiro leilão. No fim do ano passado, 16 aquarelas feitas por ele totalizaram R$ 49 mil.

O menino começou a pintar com 5 anos, ao acaso, depois de um passeio com os pais pela praia. Antes disso, só fazia rabiscos de dinossauro. Seu talento chamou a atenção de uma artista amiga da família que passou a ensinar técnicas de pinturas. Kieron gosta de criar paisagens litorâneas utilizando materiais como aquarela, tinta a óleo e pastéis (parecido com giz de cera).


Não pense que ele é nerd. O garoto curte fazer as mesmas coisas que os meninos de sua idade, como jogar futebol e videogame. Apenas domina técnicas que alguns artistas demoram anos para alcançar. Adrian Hill, dono da galeria Picturecraft, onde foi realizado o primeiro leilão, acredita que a última criança a demonstrar tanto talento foi Picasso. Já outros preferem chamá-lo de Mini Monet.

Os dois artistas foram muito famosos e deixaram grandes obras. Conta-se que, na infância, o espanhol Picasso (1881-1973) terminava os quadros do pai, que era pintor sem talento, e adorava desenhar touradas. Aos 8 anos, produziu a obra O Toureiro. Já o francês Monet (1840-1926) é o maior representante de um movimento artístico chamado impressionismo, que valoriza os efeitos da luz sobre as paisagens, pessoas e objetos. O pai dele queria que fosse comerciante, mas adorava pintar.

Confira duas obras de Kieron Williamson:




Nenhum comentário: