quarta-feira, 26 de maio de 2010

As 10 descobertas mais bacanas de 2009

Quem imagina que não resta mais nada para o homem descobrir está muito enganado. Milhares de espécies de plantas e de animais ainda não são conhecidas. Para provar, o Instituto Internacional para Exploração de Espécies da Universidade do Arizona, Estados Unidos, fez uma lista com as 10 descobertas mais importantes em 2009 na área da Biologia. Confira:


1. O peixe-drácula (Danionella Dracula) macho tem dois dentes afiados parecidos com os de um vampiro. São usados para brigar com outros da mesma espécie. É a primeira vez que cientistas encontram essa característica na família a qual ele pertence. O bicho foi achado em Mianmar (Ásia).

2. A Nepenthes attenboroughii é uma das maiores plantas carnívoras conhecidas. A cavidade em que os insetos caem mede 30 cm por 16 cm (é quase o tamanho de um caderno universitário!). Achada nas Filipinas, acredita-se que ela esteja correndo perigo de extinção.



3. O peixe-sapo (Histiophryne psychedelica) tem o corpo com cores bem malucas, chamadas de psicodélicas. É também o único da família com a face plana. Vive na Indonésia.

4. O verme bombardeiro’ (Swima bombiviridis) tem a capacidade de lançar pequenas partes do corpo, chamadas de ‘bombas, que se iluminam por alguns segundos. Imagina-se que isso esteja relacionado à própria defesa. É visto na Califórnia, Estados Unidos.


5. A lesma Aiteng ater integra uma nova família, que acabou de ser descoberta. Alimenta-se de insetos e é achada na Tailândia.

6. O inhame ‘bizarro’ (Dioscorea orangeana) é uma nova espécie comestível. Encontrado em Madagascar, acredita-se que já esteja em perigo de extinção porque é muito consumido e não está protegido.



7. A Nephila komaci é uma aranha bem interessante. A fêmea é quatro vezes maior do que o macho. Vive em Madagascar e foi a primeira da espécie vista desde 1879.



8. O cogumelo Phallus drewesii foi batizado com esse nome científico em homenagem ao pesquisador Robert Drewes, da Academia de Ciências da Califórnia. Ele passou mais de 30 anos na África estudando essa e outras espécies.

9. O peixe elétrico Gymnotus omarorum já era conhecido, mas havia recebido nome científico errado. Para os cientistas, esse é um exemplo de como ainda temos pouco conhecimento sobre a biodiversidade.


10. Os cientistas já sabiam que existiam esponjas carnívoras, mas recentemente descobriram que uma parte do corpo da Meliiderma turbiformis é semelhante à encontrada em fósseis de esponjas que viveram na época dos dinossauros. Isso mostra que as carnívoras existiam naquela época.







Nenhum comentário: