terça-feira, 1 de junho de 2010

Chiadeira em torno da bola

Foto: AFP/ Peter Steffen


Até os chimpanzés que vivem no Zoológico de Hodenhagem, na Alemanha, parecem preocupados com a qualidade da bola da Copa do Mundo, na África do Sul. Diferentemente da redonda que está causando tanta polêmica, a dos macacos tem as cores da seleção alemã de futebol, preto, amarelo e vermelho.

Batizada como Jabulani, a bola do Mundial não agradou o time brasileiro, que a considera muito leve. O primeiro a reclamar foi o goleiro Júlio César, depois vieram outros jogadores. Coitada dessa gorduchinha que foi produzida pela Adidas com 11 cores diferentes, com predominância do branco, cada uma representando os 11 idiomas falados na África do Sul. O número 11 também faz referência aos 11 jogadores de cada seleção. Tudo bem estudado e calculado, menos a chiadeira que ela tem provocado.

Não há registros de outra polêmica semelhante a esta. Já é tradição produzir uma nova bola a cada Mundial. O objetivo é que ela seja cada vez mais rápida, para garantir mais gols em campo. Mas quem mais sofre com isso é mesmo o goleiro, que tem de, literalmente, agarrá-la com as mãos. Resta esperar para ver o que ainda vai rolar em torno dela.


Nenhum comentário: