quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Píton no quintal de casa


Imagine se seu pai fosse colecionador de cobras. Nathalie Amwasi, 2 anos, e seus irmãos parecem não se incomodar com isso e aprenderam a conviver com as mais de uma dúzia desses répteis que se espalham pela casa, em West Bank, cidade de Ramallah, na Palestina.
Nathalie até brinca de cavalinho com uma píton de 3 metros de comprimento, enquanto seus irmãos precisam ser fortes para conseguir carregar uma delas, conforme fotos divulgadas nesta quarta-feira pela France Press.


A píton é a maior serpente do mundo. Embora grande, não é venenosa; por isso, muitos a adotam como animal de estimação. É originária das matas tropicais da Ásia, podendo chegar a 10 metros de comprimento e pesar 100 quilos. Em cativeiro, alimenta-se de ratinhos e frangos com muito apetite. Na natureza, mata a presa por constrição, ou seja, enrola-se nela, para sufocá-la e depois a engole inteira. É originária da Ásia.

Acredita-se que a píton seja uma das únicas cobras que choca os ovos. Esse réptil age como se fosse ave. A fêmea se enrola sobre os ovos e começa a tremer com contrações ritmadas de músculo para elevar a temperatura do corpo acima do ambiente, já que tem sangue frio. Também mexe suavemente nos ovos para permitir que recebam calor do sol.

No início do ano, um exemplar com 6 metros foi encontrado em uma escola de educação infantil, no bairro de Santana, em São Paulo, antes da chegada das crianças pela funcionária da limpeza. O animal estava bem tratado e acredita-se que tenha fugido de algum criador.

Nenhum comentário: