Os insetos, em geral, são pequenos e mesmo assim assustam muita gente. Imagine o que aconteceria se fossem grandões. Pois, acredite, eles existem! O norte-americano Mark Moffett encontrou um novo recentemente. O guarda florestal aposentado gosta de todo tipo de bicho e, por isso, não pensou duas vezes em pegá-lo nas mãos para tirar fotos.
Trata-se do inseto que pertence à espécie weta, conhecida como grilo gigante. É maior do que alguns pássaros; tem cerca 20 cm e pesa mais de 70 g. Na imagem, aparece comendo a cenoura oferecida por Mark. É encontrado apenas na ilha Little Barrier, na Nova Zelândia. Acredita-se que o local contribuiu para que crescesse tanto porque existem poucos predadores por lá. Há mais 70 insetos perecidos em outras partes do país, mas em tamanho menor.
Outro grandalhão é o besouro cerambicídeo-gigante, que pode atingir até 22 cm de comprimento. Mas a mariposa-imperador, maior do mundo, ganha com 30 cm de uma asa a outra. Quem tem medo de aranha não gostaria de encontrar a aranha-golias-comedora-de-pássaro, considerada a maior do mundo com 30 cm.
Agora, você já conhece alguns dos maiores insetos do mundo. Mas, e os pequenos? Sabe algo sobre a importância deles? Confira no Diarinho deste domingo (dia 11) como os seres minúsculos ajudam o planeta.
E tem mais. Insectomania é a nova série do canal pago National Geografic, que mostra de que forma os insetos contribuem para ciência, medicina, arquitetura, arte e, inclusive, para outros bichos. É exibido toda terça, às 21h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário