quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Dia da Internet Segura é comemorado em fevereiro




Fernandes
 
O Dia da Internet Segura completa 10 anos nesta terça-feira (5). A iniciativa surgiu na Europa, em 2003, com o objetivo de mostrar aos internautas que é preciso usar a rede com segurança e responsabilidade. O tema deste ano é Direitos e deveres on-line.

A internet é invenção superimportante que permite acesso rápido às informações e manter contato com pessoas de qualquer parte do mundo. Além disso, a gente pode aproveitá-la para estudar, adquirir conhecimento e se divertir. No entanto, se não for usada direitinho, corremos o risco de que se transforme em algo ruim. 

Na infância não devemos estar desacompanhados na hora de acessar a web, assim como não podemos andar sozinhos na rua. “A internet é espaço público com locais adequados e inadequados às crianças. Da mesma forma que se ensina como comportar-se na rua ou em uma praça, é necessário estabelecer comportamentos apropriados na rede mundial”, explica José Carlos Rodrigues, diretor da Walt Disney Interactive.
Os joguinhos on-line são uma das principais atividades realizadas pelo público infantil na net. Por isso, segundo José Carlos, foi necessário tomar muito cuidado na hora de criar o Club Penguin, comunidade virtual em que o internauta pode conversar com outros usuários, jogar e imprimir desenhos. “A ideia era fazer um destino on-line para jogos e interações que fosse divertido e seguro ao mesmo tempo. O monitoramento (quando as atividades são observadas) é uma das ferramentas para a segurança, como filtros de conteúdo, que evitam assuntos inapropriados e compartilhamento de informações pessoais.”

Para evitar problemas e navegar com segurança na internet, José Carlos dá algumas dicas: “Não revele informações pessoais e fale aos pais ou responsáveis qualquer situação estranha e incomoda que observar na web”.

Nenhum comentário: