quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Fernandes, como você aprendeu a desenhar?

Essa é a pergunta que muita gente me faz. Acho que desenho não se aprende, se aprimora, assim como jogar bola. É um dom que nasce com a pessoa. Ninguém ensinou o Kaká ou o Marcelinho a dar aqueles chutes e dribles nem o Robinho a criar suas pedaladas. Mas não é por causa disso que eles deixam de treinar e aprimorar a técnica e o estilo.

No desenho também tem de ter estilo e técnica. Estilo é ter o seu jeito, fazer diferente das outras pessoas. É a sua marca, o seu modo de desenhar. Técnica é a maneira como você faz isso, o material que usa e o domínio dele.

Outra pergunta frequente é sobre a técnica que uso. Aqui, no blog, já mostrei como faço um desenho no photoshop. Hoje vou explicar sobre a técnica do lápis de cor. Faz sete anos que fiz a ilustração abaixo, com lápis de cor em papel canson, para a capa do Diarinho em uma época que, embora recente, pouco se usava o computador para desenhar.




É importante escolher o material. Uso lápis Faber Castell alemão, por isso não fique chateado se o seu desenho não ficar com essa textura que está vendo. É impossível esse resultado com o lápis escolar.

Primeiro faço alguns esboços em qualquer papel. Depois de formar a figura, pego o papel canson profissional e o coloco sobre uma mesa de luz, com o esboço embaixo. Copio o desenho com lápis preto 2B, sem marcar muito.

Escolho as cores que vou usar, várias tonalidades da mesma cor para fazer as sombras.
O segredo está na força que você utiliza para riscar com o lápis, e a quantidade de vezes que passa o lápis para preencher o espaço.Várias vezes passo o lápis no mesmo lugar, para criar uma espécie de relevo. Mas isso só é possível com esse lápis importado.

Outro segredo é a paciência. Observe os pelos do macaco. Fiz um por um.

Veja agora a caricatura do Oscar Niemeyer. Usei a mesma técnica. Não é preciso nem dizer que gastei muito tempo para riscar cada ruga desse grande arquiteto brasileiro, que já passou dos 100 anos.



Então, se você gosta de desenhar e tem facilidade, treine bastante e estude muito, para se tornar um profissional. Mas arrume um tempinho para jogar bola. Fui! Deu vontade de desenhar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sou cartunista e fã dos desenhos do Fernandes,
para mim ele é o caricaturista nº 1 da atualidade.
Parabéns ao Blog Diarinho pela entrevista!

Walter Martins

Mattias disse...

Excepcional aula. Abraços