terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Tataravós ou pais?

Reprodução de foto do jornal The Independent

Um pai de 111 anos e uma mãe de 70 podem ter filhos? No reino animal isso é possível!
Henry e Mildred são duas tuataras da Nova Zelândia, que vivem no Southland Museum and Art Gallery, na Ilha do Sul. Eles acabaram de ter filhotes após gestação de 223 dias. A aproximação não foi nada fácil. Henry mora no parque desde 1970 e nunca tinha mostrado interesse em se reproduzir. Mildred chegou a ser atacada por ele há muitos anos.

Tuatara é parente dos dinossauros, único representante da ordem Sphenodontia, comum na pré-história. É considerado fóssil vivo porque pouco se modificou ao longo de milhões de anos. A espécie é muito parecida com o lagarto e tem cerca de meio metro de comprimento e pesa entre meio quilo e um quilo. Vive apenas na Nova Zelândia e ilhas próximas.

O nome do bicho significa dorso espinhoso em maori, língua falada pelos nativos indígenas que viviam na Nova Zelândia. Maori é também o nome desse povo.

Um comentário:

vicky disse...

Oi, sou a Vicky, filha da Denise.
Queria pedir pra vocês colocarem no Diarinho algum pôster de filmes ou de conjuntos musicais. E também letras traduzidas dos conjuntos que a gente gosta. Também seria legal ter livros pra nossa idade. Um beijão pra vocês. Vicky.