quarta-feira, 17 de março de 2010

Hoje é dia de São Patrício

Nesta quarta, dia 17, é celebrada uma das datas mais importantes para os irlandeses: o Dia de São Patrício – ou Saint Patrick’s Day, como é chamada na Irlanda. Trata-se do padroeiro do país. Hoje, é feriado lá e a maioria das pessoas veste roupas verdes e usa trevos (outro símbolo nacional).

Na década de 1990, um festival com alguns dias de duração foi criado na capital Dublin para homenagear o santo. Desde então, as ruas ficam lotadas de gente que deseja conferir os desfiles, com direito a carros alegóricos, e participar dos festejos repletos de comida e bebida.

São Patrício viveu na Grã-Bretanha, entre 386 e 493. Desde jovem, costumava levar os ensinamentos da igreja às pessoas. Utilizava um trevo de três folhas para explicar a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).

No Brasil, os bares em estilo irlandês festejam a data, o mesmo ocorre em outros países. Nos Estados Unidos, onde há muitos imigrantes irlandeses, também são programadas paradas e comemorações. Em Nova York, há uma grande catedral que leva o nome do santo.

Quem também aparece bastante na festa é a figura do Leprechaun, homem bem pequeno parecido com gnomo, que faz parte do folclore da Irlanda. Veste roupa verde, chapéu e cachimbo na boca. Dizem que vive na floresta e é o sapateiro dos seres mágicos.

Nenhum comentário: