terça-feira, 15 de novembro de 2011

Você sabe por que hoje é feriado?

Muita gente nem sabe o que é comemorado no dia 15 de novembro. Hoje é feriado porque é o Dia da Proclamação da República. Faz 122 que o Brasil deixou de ter imperador para ser governado por um presidente. 



Marechal Deodoro da Fonseca


O movimento, que lutou por essa mudança, foi liderado pelo marechal Deodoro da Fonseca, que se transformou no primeiro presidente do País eleito pelo Congresso Nacional no dia 24 de fevereiro de 1891. Antes, o governo brasileiro era comandado por D. Pedro II.

Proclamar a república significa dizer que alguém anunciou que um país deixou de ser uma monarquia (governada por um rei) para se tornar uma república (governada por um presidente). No Brasil, isso aconteceu em 15 de novembro de 1889 no Rio de Janeiro (antiga capital do País), na Praça da Aclamação (onde hoje fica a Praça da República).

Você sabia?
  • A proclamação da República não teve participação do povo em geral. Na época, apenas quem fazia parte da elite (militares e fazendeiros de café) podia se envolver com a política e aproveitar dela. Grande parte da população ficou de fora também na hora de escolher os presidentes. Entre os excluídos desse processo estavam os analfabetos, as mulheres e também os mendigos. Além disso, nessa época, os fazendeiros de café conseguiam controlar as eleições e o voto, garantindo com isso, a vitória de parentes para os cargos mais importantes.
  • Após a proclamação, D. Pedro II se mudou com a família para Portugal e, depois, para França, onde morreu aos 66 anos, em 1891.

  • Depois do marechal Deodoro da Fonseca foi a vez do Floriano Peixoto governar o país. Ele entrou no poder em 23 de novembro de 1891, mas não foi eleito por voto. Tomou o lugar do marechal Deodoro, que acabou desistindo do cargo. Nem todos os países são repúblicas. Na Inglaterra, Dinamarca, Espanha e Japão o governo é monárquico.

Nenhum comentário: