quinta-feira, 19 de abril de 2012

Marcos Pontes fala sobre viagem ao espaço


Na última edição, o Diarinho explica como o astronauta faz xixi quando está no espaço. Para responder a dúvida, recebemos a ajuda do astronauta Marcos Pontes, primeiro brasileiro a embarcar em uma nave espacial. A missão teve início no dia 30 de março de 2006 e durou 10 dias. Confira a entrevista:

Diarinho - O que os astronautas comem e bebem no espaço? A comida tem gosto ruim?
Marcos Pontes - O gosto da comida é igual ao na Terra. O que muda um pouco é a forma dos alimentos. Podem ser desidratados (por isso, tem de misturar água), como sopas, chás e sucos, ou enlatados, como frango com arroz e carne com macarrão.

Diarinho - Em geral, quantas pessoas viajam?
Marcos Pontes - Na espaçonave russa Soyuz (usada pelo brasileiro), decolam três astronautas. Mas dentro da Estação Espacial Internacional (que fica no espaço) podem ficar até sete.

Diarinho - Os tripulantes ficam flutuando dentro da aeronave?
Marcos Pontes - Sim. No espaço estamos submetidos à falta de gravidade, ou seja, as coisas flutuam e nós também. A sensação é maravilhosa!

Diarinho - Como dormem?
Marcos PontesDormir é uma das melhores coisas no espaço. Lá não existe pressão em cima do corpo como a gente sente na Terra. Por outro lado, não conseguimos descansar muito. Como passamos o dia inteiro trabalhando, geralmente dormimos de duas a três horas.

Diarinho - Por quanto tempo uma pessoa pode permanecer no espaço?
Marcos Pontes -  Já tivemos astronautas russos que ficaram até 18 meses no espaço. Atualmente, cada missão pode durar cerca de 6 meses. No meu caso, permaneci dez dias no espaço. Eu tinha a função de montar, consertar e configurar sistemas, além de realizar oito experimentos brasileiros que estavam a bordo.

Diarinho - Ocorre alguma transformação no corpo? A viagem pode trazer problemas de saúde?
Marcos PontesO espaço mexe com todo o organismo, por isso, é necessário estudar e treinar muito para se adaptar ao ambiente espacial. Temos de praticar vários exercícios durante o treinamento para evitar que os músculos se atrofiem. Por causa da grande exposição à radiação, o astronauta pode ter osteoporose (doença que deixa os ossos fracos). Para se ter ideia, dez dias no espaço equivalem a um ano de exposição à radiação (na Terra). Além disso, como não há oxigênio e é mais perto do sol, o corpo pode envelhecer mais rápido.

Por Caroline Ropero

Nenhum comentário: