domingo, 1 de maio de 2011

Dia para celebrar as conquistas dos trabalhadores

Sabia que hoje é feriado? Neste domingo, 1º de maio, comemora-se o Dia Mundial do Trabalho. A data serve para lembrar as conquistas dos trabalhadores, como direito à férias, redução das horas trabalhadas, entre outras.

A comemoração surgiu após grande manifestação, ocorrida em 1º de maio de 1886, em Chicago, nos Estados Unidos. Milhares de pessoas protestaram contra as péssimas condições de trabalho da época.

A greve (quando para-se de trabalhar) afetou todo o país. No dia 3, teve início a briga entre os manifestantes e a polícia; muitos ficaram feridos e alguns morreram. O protesto ficou conhecido como Revolta de Haymarket.

Somente no início do século 20 algumas nações passaram a criar leis para garantir os direitos dos trabalhadores. Em 23 de abril de 1919, a França mudou a jornada de trabalho para oito horas diárias e estipulou 1º de maio como feriado nacional.

A Rússia passou a comemorar também em 1920. Em seguida, diversos países adotaram a celebração. No Brasil, isso aconteceu em 1924. A partir disso, as principais leis e mudanças a favor do trabalhador foram anunciadas nessa data. Entre elas, a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que dá direito a férias e apesentadoria. Foi criada em 1º de maio de 1943 pelo presidente Getúlio Vargas.

Nenhum comentário: