terça-feira, 17 de maio de 2011

Pedro e o Lobo em notas musicais

Pedro estava na beira da lagoa acompanhado de um pato, um passarinho e uma gata. Ao vê-lo fora de casa, o avô o chamou depressa, pois os lobos estavam por perto. Quando ultrapassaram os portões, o garoto viu o enorme animal avançando sobre o pato que, em vão, tentava escapar. Como não tinha medo, Pedro decidiu caçá-lo. Pegou uma corda e pediu para o passarinho distrair o bichão. De cima da árvore, o menino conseguiu prender o lobo pelo rabo e o entregou aos caçadores.


Imagine essa história contada por meio de vários instrumentos musicais diferentes, cada um representando um personagem. Assim é o espetáculo musical Pedro e o Lobo que na quarta (dia 18), às 15h30, está no Céu Alvarenga (rua Estrada do Alvarenga, 3.752), em São Bernardo. A apresentação é da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo (foto acima), é gratuita e promete agradar a todas as idades.

O musical é muito antigo. Foi composto pelo russo Sergei Prokofiev, em 1936, para mostrar às crianças a diferença de som entre diversos instrumentos. A primeira versão foi gravada na Inglaterra, em 1939, em seis discos (naquela época não existia CD). No Brasil, isso ocorreu em 1989, narrado pela contora Rita Lee, acompanhada pela Orquestra Nova Sinfonieta.



A história também ganhou várias versões impressas, disponíveis nas livrarias. A mais recente é da Editora Conrad (R$ 35), com ilustrações do vocalista da banda de rock U2, Bono Vox, junto com suas filhas, Jordan e Eve. Nos desenhos, Pedro aparece em estilo punk, de cabelos arrepiados, camiseta preta e óculos escuros (veja acima). A gata é inspirada na esposa do cantor e o avô é uma homenagem ao pai. O lobo também é bem transado (abaixo). Vale a pena ver.

Nenhum comentário: