sábado, 28 de maio de 2011

Quer aprender a fazer um telescópio?

Olhar as estrelas é muito mais divertido por meio de uma luneta. As lentes permitem ver os astros como se a gente estivesse bem pertinho deles. Quem inventou esse incrível aparelho foi o holandês Hans Lippershey, no fim do século 16, mas foi Galileu Galilei que o aperfeiçoou em 1610. Por meio desse instrumento, conseguiu enxergar crateras na Lua e manchas no Sol.





Na edição deste domingo, o Diarinho traz a história da astronomia no livro Ombros de Gigantes (de Annibal Hetem Junior e Jane Gregório-Hetem, da Devir Livraria, 104 págs., R$ 29,90). Por meio de história em quadrinhos, o livro ensina um montão de coisas legais, entre elas como montar uma luneta.

O autor garante que não é complicado, e o material necessário pode ser encontrado em lojas de construção e óticas. Confira abaixo e faça a sua luneta. Depois, deixe registrado no blog como ficou seu instrumento. Mande até fotos, se desejar.


Para visualizar melhor clique em cima de figura e salve em seu computador. Assim, é possível ampliar a imagem para enxergar as instruções.




Um comentário:

Valsa Literária disse...

OLÁ PESSOAL,

QUERIA DIZER QUE FIZ O TELESCÓPIO COM O MEU PAI E FICOU INCRÍVEL.
PODEM FAZER QUE DÁ CERTO.
UM ABRAÇO AO DIARINHO E TODA EQUIPE
GUILHERME SANTOS