quarta-feira, 1 de junho de 2011

Sanduíche mais saudável


Na última edição do Diarinho (confira aqui) você viu por que a gente não pode comer apenas sanduíche. Esse tipo de alimento possui bastante gordura, sal e açúcar. Em excesso, essas substâncias podem causar doenças, como a obesidade. Além disso, não tem nutrientes e vitaminas que o organismo precisa.

No entanto, isso não quer dizer que nunca se pode comer lanches. A alternativa é substituir alguns ingredientes e retirar outros. Confira as dicas das nutricionistas Társia Tórmena e Maiara Nazarin Silva:

* Em vez de fritar, prepare a carne de hambúrguer assada (no forno) ou grelhada (sem colocar óleo na panela). Aliás, pode virar a mistura de uma refeição com arroz, feijão, verduras e legumes.

* Evite colocar maionese (muito gordurosa), mostarda ou ketchup no sanduíche. Se estiver com muita vontade, não abuse da quantidade.

* Substitua o pão de hambúrguer por aqueles com formato perecido feitos com cenoura, batata, milho, por exemplo. O mesmo pode ser feito com o cachorro-quente. São mais nutritivos.

* Você pode criar um lanche saudável. Os melhores ingredientes para a receita são peito de peru, peito de frango grelhado ou desfiado, atum, queijo branco, ricota, alface, rúcula, tomate, cenoura e milho.

* No lugar do refrigerante, prefira sucos naturais, vitamina, leite ou água de coco. De sobremesa, coma uma fruta bem suculenta. E bom apetite!


Nenhum comentário: