quinta-feira, 16 de junho de 2011

Anta pinta quadro com a língua

Pincel? Que nada. As artistas preferem pintar os quadros com a língua e a tromba! O quê?! Antes de achar que o Diarinho está ficando maluco, você tem de saber que as tais obras – supercoloridas e sem forma definida - foram feitas por antas.

Todas foram expostas e leiloadas na quarta (15), no Zoológico de São Paulo, durante o Evento Antas Pintoras 2011. A iniciativa arrecadou dinheiro para pesquisas e atividades de conservação realizadas pelo IPÊ (Institutos de Pesquisas Ecológicas) na Mata Atlântica e Pantanal, além de chamar a atenção dos humanos sobre essa espécie brasileira.


As antas artistas vivem em seis zoológicos norte-americanos (Brevard, Brookfield, Houston, John Ball, San Diego e Woodland Park), que doaram 29 telas à organização brasileira. Na hora da arte, os bichos receberam uma forcinha dos tratadores para segurar a tela. E não precisa se preocupar, pois as tintas eram orgânicas e nada tóxicas; não prejudicaram a saúde dos animais.



As antas nunca tinham se tornado artistas, mas não é de hoje que bichos pintam quadros. Essa atividade é famosa com elefantes e orangotangos, como acontece no Zoo de Houston, Estados Unidos, desde 2005. O trabalho inspirou a pesquisadora Patrícia Médici a fazer algo parecido no Brasil.


AMEAÇADA
A anta (Tapirus terrestris) é o maior mamífero terrestre da América do Sul. Além do Brasil, está presente na Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela. Conhecida como a jardineira da floresta, tem funções importantes no meio ambiente, como o de espalhar sementes pela mata.

Na lista da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) aparece como vulnerável à extinção no planeta. Na lista brasileira do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade está classificada como quase ameaçada na Amazônia e Pantanal, ameaçada no cerrado e Mata Atlântica, e localmente extinta na caatinga.

2 comentários:

Beatriz disse...

Que interessante hein?! Esses bichinhos sao realmente muito curiosos. Adoraria ter um quadro pintado por uma anta!!

Nayara Fernandes disse...

Que lindo! Adorei essas artistas! Parabéns ao Zoo de SP pela iniciativa de usar o lucro das obras em prol de pesquisa!