sexta-feira, 17 de junho de 2011

Você sabe cuidar do seu bichinho?

Fotos: Divulgação


O biólogo Guilherme Domenichelli, de Santo André, curte os animais desde a infância. Sabe o Bicho do Mês do Diarinho? Quando menino, ele sempre recortava a página do jornal e colava em um caderninho para colecionar.

Agora, Guilherme volta a dividir a paixão pela natureza com o público infantil no programa Como Cuidar de Seu Melhor Amigo, exibido na TV Rá Tim Bum, aos sábados e domingos, às 9h30, 14h45 e 19h30. Nele, o especialista responde dúvidas sobre os cuidados que os donos devem ter com os bichinhos de estimação, além de seus hábitos e comportamento.

Ficou curioso? Confira o bate-papo com o biólogo:



Qual é o bicho de estimação que exige mais cuidados?
Todos exigem cuidados diferentes, como a temperatura ideal para o aquário, comida especial para ferret (furão) e cobra, banho de areia para chinchila. Cada espécie tem algo específico. Claro que não estamos tão acostumados a dar rato para as serpentes, mas é o que elas comem, não há opção neste caso.

Quais são os bichos mais diferentes que as pessoas podem ter em casa?
Cobras, ferrets, saguis, ratos, entre outros.

O que toda pessoa deve saber antes de ter bichinho de estimação?
Todo animal exige cuidados e atenção. As pessoas têm de saber que não devem adquirir um bicho de estimação por impulso ou modismo. Papagaio e tartaruga, por exemplo, podem viver até 80 anos e temos de avaliar nossos horários, férias e tamanho da casa antes de recebê-los.

Como as pessoas descobrem qual bicho de estimação combina mais com elas?
Isso depende do gosto de cada um. O dono deve avaliar também o tempo disponível para cuidar dele e o espaço disponível. Mas se tem medo de cobras ou lagartos, não gosta do barulho dos pássaros ou do cheiro dos roedores, não deve comprar esses animaizinhos.

Quais bichos de estimação você teve na infância?
Sempre tive muitos bichos quando criança. Foram peixinhos de aquário, uma cadela husky siberiano, tartarugas, mas minha grande paixão sempre foram as aves. Já tive criação de periquitos-australianos e canários-do-reino.

Quais bichinhos tem hoje? Eles têm nomes?
Tenho uma cadela rotwailer chamada Aika, um lagarto-teiú fêmea chamada Liza, três canarinhos e uma ranzinha albina de aquário.

Qual dos seus bichos dá mais trabalho?
Acho que os passarinhos, já que o lagarto dorme bastante no inverno e a rã fica em um aquário simples.

É difícil fazer um programa de TV sobre os bichos?
Não porque estou fazendo aquilo que sei e gosto. Acho importante passar boas informações sobre nossos queridos animais!

Mais novidades vêm por aí? É verdade que tem novo livro a caminho?
Estou escrevendo uma história sobre três amigos na Amazônia, com sagui-imperador, coruja e esquilo. O livro deve sair ainda neste ano pela editora Panda Books (ele já tem publicado Girafa tem Torcicolo?, pela mesma editora).

Um comentário:

Nayara Fernandes disse...

Adoro o Guilherme! Agora, com um programa na TV Rá Tim Bum todo mundo vai saber o quanto ele é excelente profissional! =D