quinta-feira, 19 de maio de 2011

Mico-leão-preto nasce por cesariana

Foto: Fundação Durrell / Divulgação



Está quase completando dois meses, o filhote de mico-leão-preto macho que nasceu por meio de cesariana (quando é feito um corte cirúrgico na barriga da mãe para retirar o bebê), na Ilha Jersey, perto da França. Isso foi no dia 22 de março, mas o bebê só foi apresentado agora. Na natureza, a espécie existe apenas no Estado de São Paulo. Os especialistas comemoram o nascimento porque há oito anos o bicho não se reproduzia com sucesso em cativeiro fora do Brasil.

Francisco foi o nome escolhido para o filhotinho, em homenagem ao chefe do departamento veterinário da Fundação Durrel, onde ocorreu o nascimento. A mãe, chamada Roxanne, já tinha perdido dois filhotes. Para não correr o risco, os profissionais acharam melhor fazer a cesariana. Deu certo!

Confira o vídeo abaixo, apesar de ser em inglês, é possível ver Francisco sendo retirado da barriga de Roxanne (fique tranquilo, não aparece sangue!). Há cenas que o mostram recebendo alimento por meio de uma seringa; o filhote tem de comer a cada duas horas, dia e noite. Aos poucos, ele aprenderá a se alimentar sozinho e quando cumprir a tarefa com sucesso voltará para sua família.

A IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais) considera o mico-leão-preto criticamente ameaçado. Também integra a lista de animais ameaçados de extinção do Ibama.







Nenhum comentário: