sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Hoje é Dia do Sorvete



Todo dia é dia de tomar sorvete, mas hoje é o Dia do Sorvete! Isso mesmo: 23 de setembro não é apenas a entrada da primavera (embora esta data possa variar entre 21 e 23, dependendo do ano). É também dia de lembrar dessa invenção maravilhosa que derrete na boca e deixa a gente com vontade de quero mais.

O sorvete foi criado pelos chineses há 3.000 anos. Eles faziam uma mistura meio esquisita com neve, suco de frutas e mel. O imperador Alaxendre, o Grande, adorava se refrescar com essa sobremesa, que era guardada em potes colocados diretamente na neve.

O sorvete com leite, como conhecemos hoje, foi criado muito depois, pelo navegador italiano Marco Polo, no século 14, que levou essa delícia à Europa, na volta de uma longa viagem à China. Virou a maior novidade naquele continente. Mas de fato se popualizou nos Estados Unidos. Chegou aqui no século 19, sendo uma das sobremesas preferidas de D. Pedro II. Naquela época, muitos temiam tomar sorvete, com receio que o corpo também se congelasse.

A verdade é que sorvete é bom em qualquer estação do ano, embora no verão seu consumo seja muito maior. Não faz mal nem provoca gripe. Pode tomar até no frio. A dica é deixá-lo dissolver na boca aos pouquinhos, sem engolir grandes pedaços de uma só vez. Também pode servir de alimento, já que ­– dependendo da receita ­– pode conter proteínas, carboidratos, vitaminas, gorduras e minerais. Só não dá para comer só isso. Tem de ser completado com uma refeição. Enfim, o segredo é não exagerar.

Nenhum comentário: