segunda-feira, 26 de março de 2012

Animação Lorax é baseada no livro de Dr. Seuss


Lorax tenta impedir que o humano Umavez-ildo destrua a floresta
Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida é a animação em 3D que estreia sexta (30) nos cinemas brasileiros. Na trama, a criatura mágica Lorax tenta salvar a floresta de trúfulas (árvores coloridas que lembram algodão-doce) do jovem ganancioso Umavez-ildo. Mas apesar do esforço, não consegue impedir o pior. Anos depois, o mundo se torna lugar em que tudo é artificial. Mas o amor por uma menina fará o garoto Ted enfrentar perigos para encontrar a última planta.
Ted procura a última trúfula

O filme é baseado no livro escrito em 1971 pelo famoso autor e cartunista norte-americano Dr. Seuss (pronuncia-se Sus). Tão importante e respeitado nos Estados Unidos quanto Monteiro Lobato é no Brasil, importava-se em fazer textos divertidos que falassem sobre assuntos sérios.

Como era contra guerras, criou O Livro da Batalha da Manteiga em 1984, no qual conta a história de dois povos que se destroem por motivo muito bobo: um passa a manteiga no lado de cima do pão e outro na parte de baixo. Cada um acha que o seu jeito é o correto. Para defendê-lo, entram em confronto.

Grinch
Aliás, Lorax não é a primeira obra de Theodor Seuss Geisel (seu verdadeiro nome) adaptada para a telona e TV. O livro Como Grinch Roubou o Natal (1957) inspirou o longa O Grinch (2000), em que o monstrengo verde – interpretado por Jim Carrey – odeia a festa de fim de ano e, por isso, faz de tudo para impedir que a celebração aconteça.
Horton e o Mundo dos Quem!

Horton e o Mundo dos Quem! (1954) transformou-se na animação de mesmo nome em 2008. Nela, o elefante protagonista faz de tudo para salvar os pequenos seres que vivem na partícula de poeira dentro de uma planta. Horton defende que “uma pessoa é uma pessoa, não importa o tamanho que tenha”.
O Gatola da Cartola Tem Tudo na Cachola

Há ainda o felino maluquete de O Gatola da Cartola (1954), que virou o filme O Gato (2003) e agora arrasa na série O Gatola da Cartola Tem Tudo na Cachola, exibida de segunda a sexta, às 15h, no Discovery Kids.

No Brasil, muitos livros de Dr. Seuss – que morreu em 1991, aos 87 anos – foram publicados pela Companhia das Letrinhas. Ah, Os Lugares Aonde Você Irá (1990) é uma de suas últimas obras. Na época em que a escreveu, já estava bem velhinho e precisava de aparelho no ouvido para escutar direito. Entretanto, nada o impedia de desenhar e inventar palavras.

Nenhum comentário: