domingo, 18 de março de 2012

Divirta-se na hora do recreio



Basta o sinal tocar para toda a turma ficar animada. Chegou o momento mais esperado do dia: o recreio. Além de lanchar, nessa hora dá para conversar e brincar com os amigos. O Diarinho fez reportagem para mostrar como é o intervalo em algumas escolas do Grande ABC.

Se seu colégio não oferece atividades e passatempos, dá para usar a imaginação e inventar brincadeiras com os colegas ou até sugerir algo para a professora. O Diarinho conversou com Maria Angela Barbato Carneiro, coordenadora do Núcleo de Cultura e Pesquisas do Brincar da PUC-SP, que deu dicas de divertimentos. Confira:

Barra manteiga: divida a turma em dois grupos. Faça uma linha no chão para que cada grupo fique em um lado. Todos devem permanecer com as palmas das mãos viradas para cima. Um jogador por vez vai até o lado adversário e começa a bater na mão de cada integrante, até dar um tapa mais forte na mão de uma pessoa. Então, sai correndo para o seu lado. Quem receber o toque precisa correr imediatamente e tentar pegar o colega antes que atravesse a linha. Se conseguir, ele passa a ser da turma adversária. A equipe que conseguir mais integrantes é a vencedora.

Rabo do gato: Cada aluno deve pendurar na cintura um rabo feito de papel ou tecido. Então, correndo (sempre com cuidado para não machucar o colega ou cair), todos precisam tentar roubar os rabos dos amigos. Só tem de ficar atento para que não peguem o seu. Vence quem conseguir o maior número de caudas.

Ordem: Dá para brincar sozinho ou com os amigos. Vai precisar de uma bola e uma parede. Em grupo, jogue a bola na parede e pegue-a de volta. Quando repetir a ação, deixe que o amigo a segure e faça o mesmo. E assim vá alternando. Durante a brincadeira, cada um tem de dizer uma das frases abaixo e cumprir o que é pedido. Quem deixar a bola cair está fora.

1. Ordem.
2. Seu lugar (sem sair da onde está).
3. Sem rir.
4. Sem falar.
5. Um pé (joga a bola e levanta um pé).
6. O outro pé.
7. Uma mão (pega a bola só com uma mão).
8. A outra mão.
9. Bate palmas (joga e bate palmas).
10. Pirueta (joga e dá uma voltinha).
11. Atrás-adiante (joga, bate palmas nas costas e na frente).
12. Bate-queda (joga, bate palmas e bate as mãos no colo).
13. Perdão (joga e ajoelha).

Meia, meia-lua, 1, 2 e 3: Um grupo fica na frente e apenas um participante se afasta dos demais, permanecendo de costas para a turma.  Todos se mexem rapidinho pelo espaço enquanto o colega que está na frente diz: "Meia, meia-lua, 1, 2 e 3". Ao terminar, vira-se para a turma. Todos precisam estar parados. Se alguém for pego andando deve pagar alguma prenda, como dar passos de formiguinhas ou de elefantes.

E tem mais. Veja se sua escola pode disponibilizar cordas para pular ou peça para desenhar amarelinha no pátio. Dá ainda para fazer uma rodinha e contar histórias. Basta usar a imaginação e a criatividade!

Nenhum comentário: