sexta-feira, 2 de março de 2012

Turma da Mônica Jovem recebe visita especial



Às vezes, a gente tem um grande sonho, mas consegue realizá-lo somente depois de muito tempo. Foi o que aconteceu com Mauricio de Sousa. Esperou 23 anos para concretizar o projeto que idealizou em 1989. Sabe qual é? Fazer uma história que unisse a Turma da Mônica e as criações do japonês Osamu Tezuka, conhecido como o pai do mangá. “Juntar personagens é o sonho dourado de toda revista em quadrinhos”, disse o desenhista em bate-papo sobre a novidade.

Tesouro Verde – Parte 1 (Panini, 132 págs., R$ 7,50) já está nas bancas. Na trama, Mônica, Magali, Cebola, Cascão e Franja recebem a ajuda de Astro Boy, Kimba e Safiri (de A Princesa e o Cavaleiro) para combater atividades de madeireiros ilegais na Amazônia. Apesar da superdisposição da turma em fazer o bem, a tarefa não será moleza. E como em toda grande aventura, enfrentarão perigos e vilões terríveis.

Mauricio contou que se tornou amigo de Tezuka quando o artista japonês veio para o Brasil, nos anos 1980. Na ocasião, os dois perceberam que tinham muitos ideais em comum, como defender o meio ambiente e a paz mundial por meio de suas obras. Em 1989, pensaram na união entre os personagens. Entretanto, Tezuka morreu naquele ano. E assim, passaram-se mais de duas décadas até que o trabalho fosse retomado.

A história não acaba numa edição; tem a segunda parte. Aliás, Mauricio adiantou que Mônica e os amigos podem receber a visita de outros personagens no futuro. “A gente não sabe quando vai ficar maluquinho e inventar uma coisa nova.”

Nenhum comentário: