segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Reino dos doces sempre esteve na imaginação do homem

Quem nunca sonhou com um reino feito de guloseimas gigantes? Esse mundo fantástico aparece há muito tempo na literatura, teatro, cinema e dança. Você lembra de alguma história? Confira as mais conhecidas:



O filme A Fantástica Fábrica de Chocolate, lançado em 2005, é a segunda adaptação produzida para a telona do livro escrito pelo britânico Roald Dahl, em 1964. Ele também é o autor de Matilda, James e o Pêssego Gigante e O Fantástico Sr. Raposo. A primeira versão cinematográfica da obra é de 1971. Na trama, Chalie é um menino pobre que visita com outras crianças a fábrica do maluco Willy Wonka. A empresa tem muitos mistérios, entre eles os minúsculos operários chamados Oompa-loompas. Em cada pedacinho do lugar, existe uma surpresa diferente, como o rio de chocolate e árvores comestíveis.


A história de O Quebra-Nozes é mundialmente conhecida como obra de balé clássico. No entanto, trata-se da adaptação do conto O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos, escrito pelo alemão E.T.ª Hoffman, em 1816. O balé estreou na Rússia, em 1892. Nesta aventura, a menina Clara ganha um boneco quebra-nozes na noite de Natal. Ao dormir, o brinquedo ganha vida, luta contra o rei dos ratos e se transforma em príncipe. Ele e a menina viajam para o Reino dos Doces, onde encontram a Fada Açucarada e conhecem guloseimas de várias partes do mundo. Uma nova adaptação da trama em 3D foi lançada em novembro nos cinemas norte-americanos, sem data ainda para ser lançada aqui.



No conto de fadas João e Maria, os irmãos se perdem na floresta e vão parar numa linda casa feita de doces e biscoitos. No local, encontram uma velhinha que os enchem de delícias. Mas as crianças não sabem que a senhora é uma bruxa, que engorda os pequenos para depois comê-los. A história também já ganhou diversas adaptações em todo o mundo para o teatro, TV e cinema. Aliás, em breve deve estrear uma nova versão em 3D, cheia de efeitos especiais. A trama se passa 15 anos depois que João e Maria escaparam da velhinha malvada. Os irmãos se transformaram em caçadores de bruxas.

Zuzubalândia é o reino feito de comida criado pela brasileira Mariana Caltabiano. Na realidade, primeiro ela escreveu o livro Jujubalândia (o nome é diferente mesmo), em 1997. A história virou peça de teatro, CD e série de TV com bonecos, exibida no SBT. Agora, a trama - liderada pela abelhinha Zuzu - se transformará em animação, que ficará pronta em 2012.

Nenhum comentário: