terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Sem exagerar no peso


Está namorando aquela mochilona cheia de bolsinhos e compartimentos secretos para arrasar na volta às aulas? Será que uma mala assim não representa um grande perigo para sua coluna? Como? É só pensar que quanto mais espaços há, mais você arrumará coisas para carregar. Depois de alguns dias, já vai começar a sentir dor nas costas. Daí não vai querer deixar a tão desejada companheira de lado.

É preciso entender que existe uma relação direta entre quanto a gente pesa e quanto pode carregar. Isso nunca pode ultrapassar a 10%. Assim, quem pesa 30 kg, por exemplo, nunca pode carregar mais do que 3 kg. Mas essa quantidade não é só de matarial escolar e outras tralhas, precisa incluir também o peso da própria mochila. Há modelos com tantos zíperes e chaveiros que chegam a pesar mais de 1 kg! Nesse caso, sobram no máximo 2 kg de carga para quem pesa 30 kg.

E não é só o peso que importa. O modelo também: deve ter alças largas e acolchoadas, com cinto abdominal, e não ultrapassar a largura das costas nem a altura da cintura de quem vai usá-la. E o comprimento deve terminar na base das costas, nunca no bumbum. O ideal é vesti-la, distribuindo uma alça em cada ombro.

Adulto sempre tenta alertar sobre isso, mas ninguém gosta de ouvir. O problema é tão sério que nos Estados Unidos há até uma data que serve de alerta: 16 de setembro é o Dia de Sensibilização da Mochila Escolar.

Que tal pensar um pouquinho nisso quando parar na frente dos novos e atraentes modelos?

Nenhum comentário: