segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Dia de São Valentim comemora o amor


Estados Unidos e Europa comemoram hoje (14) o Dia de São Valentim, conhecido no Brasil como Dia dos Namorados. Há muito tempo, no ano 270, um sacerdote chamado Valentim foi morto por defender o amor. Diz a lenda que o imperador romano havia proibido o casamento porque pretendia formar um poderoso exército. Ele acreditava que, se o jovem não tivesse família, aceitaria ir para a guerra com mais facilidade.

Mesmo assim, Valentim continuou realizando casamentos escondido do imperador. Quando foi descoberto, o sacerdote foi preso e condenado à morte. Enquanto estava na prisão, as pessoas lhe jogavam flores e cartas dizendo que ainda acreditavam no amor.

Outra explicação foi dada por poetas da Idade Média, que acreditavam que 14 de fevereiro é o primeiro dia do acasalamento dos pássaros e, por isso, o dia do amor. No Zoo de Tóquio, os flamingos já iniciaram a comemoração. A foto mostra a dança do namoro das aves que, ao curvar o pescoço e juntar as cabeças, formam um coração.


Os cães não ficaram de fora. A cocker Blondie desfilou ontem em Manágua, capital da Nicarágua, antes de se casar com Katar, da raça american staffordshire terrier. Uma organização que protege os animais fez o casamento em homenagem ao Dia dos Namorados para chamar atenção sobre a lei de proteção aos animais.

Nenhum comentário: