quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Brasil tem 189 anos de independência; Sudão do Sul, dois meses

Enquanto o Brasil comemora 189 anos de separação de Portugal neste 7 de setembro, Sudão do Sul completa dois meses de independência no dia 8.

O mais novo país independente  _ que representa a 193ª nação do planeta ­­_ é o Sudão do Sul, que oficialmente se separou do Sudão (agora chamado Sudão do Norte) em 8 de julho deste ano. O país africano é muito pobre, mas cheio de petróleo. Durante mais de uma década enfrentou conflitos, que mataram 1,5 milhão de pessoas, para se tornar livre. A separação foi definida em um plebiscito realizado em janeiro, quando 99% apoiaram a divisão.

Os dois são bem diferentes. Enquanto o Sul tem selvas e pântanos, o Norte é mais desértico. A maioria da população do Norte é muçulmana, a do Sul é composta por vários grupos étnicos, de predominância cristã. A maior parte dos poços de petróleo fica no  Sul, enquanto o Norte tem a maioria dos oleodutos que levam o combustível para o mar Vermelho.

O novo país – com população de cerca de 8 milhões de habitantes e território maior do que Espanha e Portugal juntos – não terá vida fácil. Quase não tem estradas, faltam escolas e serviços de saúde, não há liberdade de expressão. Os especialistas em relações internacionais não descartam a possibilidade de que eles continuarão em conflitos por muito tempo, principalmente para dividir os lucros do petróleo e definir as fronteiras.


Um comentário:

Larissa disse...

Espero que essas pessoas consigam entram em paz e que essa separacao seja benefica para a populacao.