sexta-feira, 9 de julho de 2010

Criador de 'As Princesas do Mar' bate-papo com Diarinho


Tubarina, Polvina e Ester são grandes amigas


Agora, não faltará oportunidade para conferir as aventuras de Polvina, Ester e Tubarina. A animação As Princesas do Mar estreia na segunda (dia 12), às 11h30, na TV Cultura, na qual vai ao ar de segunda a sexta. O desenho, exibido pelo Discovery Kids desde 2008, mostra as peripécias das meninas que fazem de tudo para proteger o meio ambiente.

Cada princesa pertence a um reino diferente, Tubarina é dos tubarões, Polvina, dos Polvos e Ester, das estrelas-do-mar. E elas não são as únicas. Há, por exemplo, Lia, dos peixes-leão, e os príncipes Marcelo, dos tubarões-martelo, e Hugo, das tartarugas. Quem quiser saber mais sobre os personagens pode acessar o www.princesasdomar.uol.com.br

O Diarinho bateu papo com o pai das garotas, o brasileiro Fábio Yabu. Ele conta como o desenho surgiu e fala sobre as dificuldades no início da carreira. Confira:



Marcelo é príncipe dos tubarões-martelo


Como você começou a carreira?
Desenho desde criança. Aos 17 anos, em 1998, comecei a fazer histórias em quadrinhos para a internet. Com o tempo elas começaram a ficar populares. Aprendi a desenhar sozinho e com amigos, nunca fiz curso.

Como as Princesas do Mar surgiram?
Surgiram com a ideia de fazer um livro. Foi lançado em 2004 pela Panda Books e chamou a atenção de produtores internacionais. Aqui (no Brasil) não deram muita bola. O desenho passa no exterior desde 2007.



Lia é princesa dos peixes-leão


Enfrentou dificuldade antes de fazer sucesso?
As Princesas do Mar foram criadas em 2002. Não foi fácil conseguir editora. Passei por sete lugares antes de publicar o livro. Sempre acreditei no trabalho. Tinha consciência de que para dar realmente certo teria de fazer sucesso em vários países.

Em que países a animação é exibida?
A Austrália foi o primeiro lugar em que o desenho passou. Hoje é exibido em cerca de 50 países, como Alemanha, Portugal, Índia e em toda a América Latina.



Agostina é princesa das lagostas


Sempre se preocupou em transmitir lições sobre o meio ambiente?
Essa década em que a criançada vive tem muito mais desafios. Hoje, todos que assistem aos meus desenhos precisam desse tipo de informação. Não podem saber sobre o aquecimento global somente pelo Jornal Nacional. A criança tem poder maior de mudança do que o adulto, mas, para isso, tem de ser educada.

Qual a dica para ser como As Princesas do Mar?
A primeira coisa que tem de fazer é respeitar as diferenças. Essa é a principal lição.

Hugo é príncipe das tartarugas


Bia é princesa do Reino Abissal (lugar mais profundo do Oceano)



Sirilo é príncipe dos caranguejos



Delfi é princesa dos golfinhos

Um comentário:

Denise Fernandes disse...

Parabéns, Fábio!!!