segunda-feira, 2 de abril de 2012

Hoje é Dia Internacional do Livro Infantil


Nesta segunda (2) comemora-se o Dia Internacional do Livro Infantil. A data faz homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875). Sabe quem foi? Considerado o pai da Literatura Infantil, escreveu mais de 150 contos de fadas. Entre os mais famosos estão: A Pequena Sereia, A Polegarzinha, A Princesa e a Ervilha, A Nova Roupa do Rei, O Patinho Feio e O Soldadinho de Chumbo.

Nasceu em uma família muito pobre. Ainda na infância, teve de deixar a escola e começar a trabalhar após a morte do pai. Na adolescência mudou-se para Copenhague – capital da Dinamarca – para trabalhar como ator. Iniciou a carreira de escritor criando romances para adultos. Mas foi com os textos voltados para as crianças que obteve sucesso e reconhecimento em todo o mundo. Suas tramas, em geral, mostram personagens que precisam superar grandes dificuldades; além disso, nem sempre têm final feliz.

Foto: Marcos Mesquita/ Divulgação
A Pequena Sereia

Várias obras do autor ganharam adaptações para o teatro, TV e cinema, como a animação da Disney A Pequena Sereia, lançada em 1989. Uma nova versão do conto está em cartaz aos sábados e domingos, às 16h, no Teatro Sérgio Cardoso (Rua Rui Barbosa, 153, tel.: 3288-0136), em São Paulo. Ingresso: R$ 10 e R$ 20.

O Brasil também tem uma comemoração desse tipo. Em 18 de abril acontece o Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi escolhida por ser a mesma do nascimento de outro importantíssimo escritor: Monteiro Lobato, criador do Sítio do Picapau Amarelo.

Nenhum comentário: