segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Bebê paparicado


Fotos: AFP

Ao que tudo indica, os tratadores do Zoo de Munique, na Alemanha, estão fazendo de tudo para substituir a mãe da elefante asiática Jamuna Toni. Ela nasceu em 21 de dezembro com 112 kg e 88 cm e pouco depois foi abandonada.

Todos os cuidados passaram a ser dedicados ao bebê que é o primeiro elefante saudável nascido no parque nos últimos 60 anos. Jamuna está sendo amamentada com mamadeira, ganha banho e brinca bastante entre a serragem colocada à sua disposição.


Não se sabe o que ocorreu para que a mãe Panang a rejeitasse. Ela teve dificuldade em gestações anteriores; por causa disso, os tratadores a estimularam a fazer exercícios diários para que pudesse ter o bebê sem dificuldade. Sua gestação é a mais longa do reino animal, com duração de cerca de 22 meses.

Programa de exercícios também vem sendo aplicado em cinco fêmeas no Zoo de Hannover, naquele país. Para que o parto seja tranquilo, as fêmeas precisam caminhar de cinco a sete quilômetros por dia e se exercitar bastante, como sentar, deitar e ficar em um pé só. Na natureza, as mães são acompanhadas na hora do parto pelas fêmeas mais velhas que as acalmam e protegem o filhote.


Nenhum comentário: