sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

China começa a dizer não à carne de cachorro


Parece que agora o governo da China está disposto a acabar com o antigo hábito de o povo consumir carne de cão e gato. Um rascunho de lei deve ser enviado ao congresso daquele país em abril, prevendo multa equivalente a R$ 1.350 e prisão de até 15 anos para quem não seguir a determinação, caso seja aprovada. Esta seria a primeira lei chinesa a punir o abuso contra animais.

Defensores dos direitos dos animais saíram às ruas de Wuhan, com cartazes apoiando a medida. Embora seja criticada por alguns, que consideram difícil mantê-la, outros argumentam que o apoio vem crescendo entre os donos de animais de estimação.

Chineses, vietnamitas e coreanos consideram normal esse consumo, da mesma forma que comemos carne de vaca. Restaurantes chiques servem o prato considerado iguaria, embora em regiões pobres sirva para matar a fome.

Durante a Olimpíada de 2008, na China, o governo ordenou a retirada de carne de cachorro do cardápio de 112 restaurantes para não ofender os visitantes estrangeiros. No Brasil, a venda e o consumo deste tipo de carne são proibidos e quem viola a lei é punido. Aqui já ocorreram casos em que restaurantes foram fechados por servir o prato e quem forneceu a carne foi preso.

No ano passado, o dono de um pitbull causou muita polêmica na Nova Zelândia ao matá-lo e fazer churrasco com a carne. Mas as autoridades decidiram que o animal foi morto sem crueldade e que ele não violou a lei.

Nenhum comentário: