sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Mães aliviadas? Só um pouquinho!



Um grupo de cientistas japoneses acaba de desenvolver um programa de computador capaz de ‘traduzir’ o choro dos bebês. A invenção seria um alívio para pais e irmãozinhos. Quem não ficaria contente em saber, exatamente, se o bebê está com sono, fome ou sente dor de barriga? Ainda assim, o sistema só consegue diferenciar um choro de dor do de outros tipos. Para saber se tem fome ou sede, será preciso oferecer os dois. Nos testes, os japoneses conseguiram 100% de acertos.

O tradutor usa um sistema que analisa os choros e a partir de então passa a classificá-los. Os cientistas acreditam que a técnica possa ser implantada em celulares e até mesmo em aparelhos portáteis. No futuro, os estudiosos esperam que os tradutores identifiquem, com certeza, o que as lágrimas dos bebês significam. Até indicar se é frescurite!

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Jogue suas tranças

Rapunzel, a princesa de longas tranças (juram que é mais de 21 metros), ganhou versão 3D pela Disney, e deve estrear nos Estados Unidos em 24 de novembro, sem previsão no Brasil. Diferentemente do clássico conto dos Irmãos Grimm, a versão da Disney conta a mesma história da princesa raptada e mantida na torre, só que na fase rebelde de adolescente. Em vez do príncipe encantado, quem vai ajudá-la a se livrar do castigo é um ... BANDIDO!

As primeiras fotos do desenho acabaram de ser divulgadas. O que você achou? Comente!







quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Clipe de Avril como Alice já rola na net



O clipe da canção Alice (Underground), que faz parte da trilha do filme Alice no País das Maravilhas, já está rolando na internet. A música-tema foi composta pela princesinha do rock Avril Lavigne.

No vídeo, que dá para conferir logo abaixo, a loirinha aparece em cenários do filme e chega até a cair num buraco, como a Alice da trama. Uma das partes mais legais é o encontro que Avril tem com o Chapeleiro Maluco, interpretado por Johnny Deep, um dos personagens mais aguardados por quem está ansioso para conferir a história na telona.

O filme em 3D do diretor Tim Burton, que também fez A Noiva Cadáver e a nova versão de A Fantástica Fábrica de Chocolates, estreia em 23 de abril. Apesar de ser inspirada no livro de Lewis Carroll, a adaptação é um pouco diferente da obra original e da animação que a Disney fez em 1951. Desta vez, Alice tem 19 anos e retorna para ao mundo mágico em que visitou quando era criança para reunir os amigos e, assim, derrotar a terrível Rainha Vermelha.

POR ACASO
Avril contou no Facebook e Twitter que o convite surgiu por acaso. Estava nos Estúdios da Disney trabalhando na criação das roupas de sua grife inspirada no filme, quando perguntou se gostariam que ela escrevesse a música-tema. Tim Burton soube da ideia e topou. “Fiquei tão animada, que sentei imediatamente no piano e escrevi a canção.”

video

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Tinta & movimento

Olá! Aqui é o Denis e tenho uma ótima novidade. Quem participou da Oficina de Animação do Diarinho durante a Feira de Troca de Livros do ABC Plaza Shopping, no dia 7 de fevereiro, deve estar ansioso para ver o que foi feito de seus lindos trabalhos. Pois bem, aqui está!
Assim como no ano passado (confira na sessão Multimídia, ali ao lado), fizemos uma animação misturando os desenhos dos participantes, que durante uma hora puderam entender um pouquinho da magia das animações (e agora têm seu próprio desenho animado!).

Confira o curta:



(Caso não consiga ver a animação, peça a um adulto para instalar o plug-in do Flash Player. Basta clicar aqui! )

E agora veja confira os originais abaixo:








segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Que tal entrar em campo com a Seleção?

O que você espera fazer no dia 25 de junho? Este é o dia em que a Seleção Brasileira vai enfrentar a de Portugal, na Copa do Mundo. A disputa será na cidade de Durban, na África do Sul, e você poderá estar lá e ainda ter o privilégio de entrar em campo de mãos dadas com os craques brasileiros. A promoção de uma grande rede de fast-food vai premiar cinco crianças brasileiras que terão direito a levar um acompanhante.

Pode participar do concurso cultural Vivendo um Sonho de Craque quem tem entre 6 e 10 anos. Para isso, basta enviar vídeo, desenho, texto ou uma foto sobre o tema ‘Eu vou com o Brasil para a Copa do Mundo da Fifa da África do Sul’. Os trabalhos serão publicados no site www.mcdonalds.com.br/sonhodecraque para a escolha do público.

Os 100 mais votados vão receber kits exclusivos do promotor do concurso. Entre os selecionados, o pentacampeão Cafu escolherá os cinco melhores trabalhos, seguindo os critérios de criatividade, fidelidade ao tema e originalidade. O regulamento completo está disponível no site www.mcdonalds.com.br

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

20 anos de imagens perfeitas?

Quem já tem mais idade e até quem está começando a aprender a usar o computador, já sabe o que faz o Photoshop. Esta ferramenta trata as fotos para deixá-las perfeitas. Com um retoque ali e uma inovação aqui, o aplicativo se tornou a mais popular ferramenta para edição de imagens do mundo. Hoje, o Photoshop completa 20 anos de criação!

Mais do que conseguir tirar as imperfeições das fotos, algumas vezes quem usa o programa exagera na dose. Muitas imagens 'bizarras' já foram divulgadas, como modelos sem braços e pernas, pessoas com o corpo de outras. Confira algumas que ficaram famosas e tome cuidado quando for usar a ferramenta: alguém pode perder uma perna como a Emma Watson!

Cadê o resto da perna da bruxinha amiga do Harry Potter?


Está na cara que os dois que acenam da pedra não estão ali, não?



Mãozinha da Família Adams?



Cadê a cabeça do cara?

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Barbie não para de trabalhar



E não é que a Barbie não para de inovar. Prestes a completar 51 anos (dia 9 de março), internautas do mundo todo participaram de uma votação que escolheu duas novas profissões para alegrar a vidinha cor-de-rosa da loira: âncora de telejornal e engenheira da computação.

Com a participação de mais de 100 países e 500 mil votos on-line, as profissões escolhidas passaram à frente de ambientalista, arquiteta e cirurgiã. Em setembro, a Mattel já começa a vender no Brasil a Barbie apresentadora de telejornal, com o preço sugerido de R$ 50. Já a versão engenheira, desenhada com a ajuda da Sociedade das Mulheres Engenheiras, deve chegar às lojas só em 2011. Estas são as profissões de número 125 e 126 da Barbie.



Barbie Âncora vem com terninho cor-de-rosa, pasta, câmera e microfone



Barbie Engenheira da Computação usa camiseta com código de barras, óculos, laptop e celular com bluetooth


Já foi de tudo
Criada em 1959, a primeira boneca usava um simples maiô listrado preto e branco. A criadora, Ruth Handler, nem imaginava que a loira iria ganhar tantas profissões. Barbie já foi enfermeira, aeromoça, veterinária, instrutora aquática, professora, fotógrafa, bailarina, técnica de futebol, astronauta, médica e até presidente dos Estados Unidos. Também é ícone de moda. Estilistas famosos vestiram a boneca em várias ocasiões. Fazem parte desse grupo nomes como Christian Dior, Chanel, Versace, Givenchy, Carolina Herrera, Donna Karan, Giorgio Armani e Alexandre Herchcovitch.


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Carros 2 chega em 2011



Relâmpago McQueen e o guincho caipira Mate vão voltar. A animação Carros (lançada em 2006) terá continuação em 3D, com estreia prevista para dezembro de 2011. No novo filme, os personagens farão incrível viagem pela Ásia e Europa, na chamada Corrida dos Campeões.

A prova não será nada fácil, pois participarão os melhores e mais velozes corredores do mundo, incluindo carros de Fórmula 1 e de ralis. E a aventura não para por aí. Sem querer, o coitado do Mate vai se envolver numa trama de espionagem. A direção de Carros 2 é do norte-americano Brad Lewis, produtor de Ratatouille. Vamos esperar para conferir.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Confira trailer de Toy Story 3

Woody e Buzz estão prestes a voltar numa nova aventura: Toy Story 3 estreia em 18 de junho. Desta vez, os brinquedos de Andy estão preocupados com o futuro do garoto, que cresceu e irá para a universidade.

Os personagens passarão por muitos apuros, principalmente quando param nas mãos de crianças bagunceiras. Apesar das dificuldades, a amizade dos bonecos é muito forte e eles farão de tudo para não se separar.

Enquanto o filme não chega, as telonas receberão as duas primeiras animações com as quais a turma ganhou fama. Mas agora serão exibidas somente em 3D. Toy Story (1995) estará no cinema a partir do dia 26 e Toy Story 2 (1999), no dia 5 de março.

Confira abaixo o trailer de Toy Story 3, o 11º longa-metragem da Pixar, que também fez Monstros S.A., Vida de Inseto e Procurando Nemo.


video

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Mimosas kids


Entre as 76 vaquinhas do CowParade que estão espalhadas por aí, duas foram produzidas por crianças. Giulia Ferrarezi, 11 anos, e Antonio Pedro Ayd Zellmeister, 10, ajudaram seus pais a criar modelos bem legais para a mostra que procura retratar a cultura, a beleza e os problemas das metrópoles. Esta é a segunda vez que a CowParade é realizada em São Paulo.


Giulia bolou com o pai a vaca ‘Pega sua muuuchila e vá surfar’, que está na Praça Vilaboim, em Higienópolis. Ela conta que já tinha a ideia de criar uma marca de mochilas com o nome Muuuchila, então resolveu aproveitar isso para fazer a vaca. Seus dotes artísticos são incentivados pelo pai, que é publicitário, com quem sempre está pintando quadros. “Do nada, às vezes, surge algo legal e eu conto para ele. Daí a gente tenta criar algo novo”, diz. A vaca é feita de fibra de vidro e pesa 50 kg. Giulia usou neoprene, tecido de roupa de mergulho, para personalizar sua mimosa. Ao final, incluiu uma prancha de surfe.


Pedro preferiu homenagear o cantor Michael Jackson com a escultura ‘Micow Jackson’, que está na Rua Peru, no Jardim Europa. A verdade é que ele e a mãe queriam fazer um dinossauro, mas no final a vaca ganhou cabelo black power, calça boca de sino, camisa de época e corrente com medalha. O visual ficou bem parecido com o do cantor no começo da carreira.


Ache uma vaca!
Se você ainda não viu as vaquinhas, dá tempo de procurá-las por São Paulo. As esculturas ficarão espalhadas pela cidade até 21 de março. Por lá, elas costumam ser encontradas em locais públicos como estações de metrô, avenidas e parques. Encontre uma delas aqui. Depois que a exposição terminar, as obras serão leiloadas e a renda vai para duas entidades assistenciais.




quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Quem salva baleias pode ser condenado?

Proteger o meio ambiente dá uma trabalheira danada. Dá para acreditar que alguém se dá mal ao fazer o bem? Os ativistas Junichi Sato e Toru Suzuki, do Greenpeace, serão julgados nesta segunda (15), após permanecerem presos desde junho de 2008. Que crime cometeram? Nenhum! Apenas desvendaram fraudes no programa japonês de caça a baleias.

Há poucos dias, a Organização das Nações Unidas condenou a prisão dos ambientalistas, afirmando que o governo do Japão desrespeitou várias leis internacionais de Direitos Humanos. Mais de 250 mil pessoas já assinaram documento para pedir justiça a Sato e Suzuki. Nesta semana estão sendo realizados vários protestos nas embaixadas do Japão pelo mundo. Agora, é aguardar o julgamento para saber o futuro dos dois.

MUITAS CRÍTICAS
A caça a baleias realizada pelo Japão é muito criticada, principalmente por organizações de proteção à natureza. Desde 1986, a CBI (Comissão Baleeira Internacional) proíbe a matança do bicho para fins comerciais. No entanto, essa mesma instituição fornece autorização de caça para pesquisa científica.

Por isso, o Japão pode matar 1.000 baleias por ano com esse objetivo. No entanto, agora, o país quer reduzir o número de animais retirados do Oceano Antártico para conseguir liberação para pesca comercial em seu litoral. Dá para acreditar?

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Turma do Chaves para colecionar

Foto: Thiago Silva


Há 26 anos na programação do SBT, o Chaves – que hoje passa às 12h45 - é um sucesso absoluto e continua conquistando gerações. Tanto que sempre volta a ser comentado e é assunto que vai e volta nas rodinhas de amigos. Quem nunca fez alguma brincadeirinha do seriado ou repetiu frases como “Cale-se, cale-se, você me deixa louco” ou “Foi sem querer querendo”?
Agora uma rede de fast food está dando bonecos da turma toda. Quem comprar um determinado lanche ou pagar R$ 7 cada leva para casa Chaves, Quico, Seu Madruga, Dona Florinda, Professor Jirafales, Nhonho, Pops e Paty (a menina que o Chaves ama).

Cada boneco tem um movimento. O Chaves anda e vem dentro do barril; o Quico fala “Gentalha, gentalha”; o Nhonho pula; a Dona Florinda dá socos; o buquê do Professor Jirafales espirra água; o chapéu do Seu Madruga é móvel; a Pops treme toda quando puxa a boneca Serafina; e a Paty pula corda. Dá vontade de ter todos!

Os bonecos de 10 cm são feitos em plástico duro e foram inspirados no desenho do Chaves, por isso, não inclui a Chiquinha. Devido a uma briga entre Maria Antonieta de las Nieves (Chiquinha) e Roberto Gómes Bolaños (Chaves) pelos direitos da personagem, ela não integra o elenco do desenho.

CHAVES NO CARNAVAL?
Além de ser brinde da rede de fast food, a turma da vila vai ser homenageada no Carnaval. O tema da escola de samba carioca Unidos do Viradouro é o México e eles vão falar sobre os personagens da série, que veio de lá. A Unidos do Viradouro deve desfilar na madrugada do dia 14 para 15, previsto para entrar na avenida à 0h15.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Pense antes de postar!

É isso que você deve fazer para não correr riscos na net. Mesmo que já esteja careca de saber, não custa nada lembrar que ninguém deve dar informações, como endereço e telefone, para estranhos.Tomar esse cuidado reduz riscos e evita situações de perigo ou qualquer tipo de violência.

E sabe por que todos esses cuidados são essenciais? Porque você nunca vai saber, de fato, quem está do outro lado do computador. O perigo pode estar em qualquer lugar: no Orkut, Facebook e até mesmo no Twitter. E não é só isso. Tem de pensar também antes de postar fotos e informações de outras pessoas, para nunca criar situações de perigo ou de constrangimento.

Para conscientizar sobre o uso consciente da internet foi criado, em 2003, o Dia da Internet Segura. A data é comemorada em 9 de fevereiro, para lembrar o quanto o uso da net pode ser perigoso. O tema da campanha deste ano é Pense antes de postar. O site www.diadainternetsegura.org.br tem mais informações sobre o assunto, além de jogos e espaço para desenho.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

O que a Barbie vai ser agora?



As meninas apaixonadas pela Barbie têm até dia 12 para participar da votação que vai eleger a nova profissão – a 125ª em cinco décadas - da boneca. Basta clicar aqui para acessar o site e escolher uma das opções: ambientalista, cirurgiã, arquiteta, apresentadora de noticiário e engenheira da computação.

É a primeira vez que as pessoas podem escolher a carreira. O resultado será divulgado no dia 13 no mesmo endereço eletrônico. Depois de votar é possível se divertir com um monte de joguinhos.

Barbie foi criada pela empresária norte-americana Ruth Handler, em 1959. Além de profissões, há versões da boneca que homenageiam celebridades, personagens de filmes famosos e países.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Tem samba na Disney


Já imaginou músicas de desenhos clássicos como Pinóquio, Rei Leão, A Bela e a Fera, A Pequena Sereia, Toy Story e Branca de Neve em ritmo de samba? Pois a Disney pensou e gravou Adventures in Samba (R$ 29,90). Quinze sambistas brasileiros emprestaram a voz e a ginga para as 14 canções do CD. Também tem músicas brasileiras que fizeram sucessos em filmes como Alô, Amigos e Você já foi a Bahia?, como Aquarela do Brasil e Os Quindins de Yaya, entre outras.


O álbum é duplo e vem junto com um DVD com videos históricos do Pato Donald e toda a turma, fazendo festa com o Zé Carioca, personagem brasileiro criado pelo próprio Walt Disney. No DVD tem também o making of da canção Pagode da Disney, criada especialmente para esse projeto na voz de Arlindo Cruz.

O CD é muito legal. Até arrepia ouvir a música Que eu Quero mais é ser Rei e Aqui no Mar. Molejo consegue arrancar risadas ao imitarem os sete anões da Branca de Neve. Também é bacana a Supercalifragilisticexpialidoso, no final da canção, já dá para repetir a palavra dita por Mary Poppins incansavelmente no seu filme de 1964, sem gaguejar. Pagode na Disney é uma delícia de ouvir!

Confira as músicas:

Aquarela do Brasil – Alexandre Pires
Bahia (Na Baixa do Sapateiro) – Daniela Mercury
Tico Tico no Fubá – Leci Brandão
A Estrela Azul (Pinóquio) – Martinho da Vila
Você já foi à Bahia? – Margareth Menezes
Aqui no Mar (A Pequena Sereia)– Diogo Nogueira
A Bela e a Fera – Alcione e Sylvinha
Eu Vou (Branca de Neve) – Grupo Molejo
O Que Eu Quero Mais é Ser Rei (Rei Leão)– Exaltasamba
Somente o Necessário (Mogli, o Menino Lobo) – Dudu Nobre
Supercalifragilisticexpialidocious (Mary Poppins) – Ana Costa
Amigo Estou Aqui (Toy Story) – Jorge Aragão
Os Quindins de Yá Yá – Casuarina
Pagode na Disney – Arlindo Cruz

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

We are the world volta 25 anos depois

Você já deve ter escutado o refrão “We are the world. We are the children”. Agora a música é regravada, depois de ter sido feita há 25 anos para arrecadar fundos para o USA for Africa Fundation. Só que desta vez, a canção, composta por Michael Jackson e Lionel Richie, ajudará as vítimas do terremoto no Haiti.

Quase uma centena de artistas participaram da gravação feita no mesmo estúdio da versão original, em Hollywood. Entre as estrelas estavam Miley Cyrus, Jonas Brothers, Pink, Celine Dion, Akon, Usher, Justin Bieber, Will.I.Am (do Black Eyed Peas) e Snoop Dogg. Atores, como Jemie Foxx, Jennifer Hudson e Jeff Bridges, também marcaram presença. Confira aqui o vídeo com os bastidores da gravação.

A primeira versão de We are the world, de 1985, reuniu 45 artistas norte-americanos. Em pouquíssimo tempo a música alcançou o topo das paradas de sucesso em várias partes do mundo. A grana arrecadada foi usada para ajudar a população que sofria com a fome e as doenças na África. Entre os que participaram da empreitada na época estavam o próprio Richie e Michael, além de Bob Dylan, Tina Turner, Diana Ross, Cyndi Lauper e Ray Charles.

Mãos à obra: desenhe com o Diarinho!

E aí, galerinha! Aqui é o Denis.

Quem leu a última edição do Diarinho (dia 31) ficou sabendo, em primeira mão, da 12ª Feira de Troca de Livros do ABC Plaza Shopping, em Santo André. Nossa equipe de ilustradores estará lá para orientar as oficinas de desenho.

A primeira começa amanhã (dia 4) com o Gilmar, ilustrador com vários livros publicados e 'pai' do Guilber (personagem dos quadrinhos do D+), que vai falar sobre a produção de tirinhas.

Se você perder, ainda terá a chance de conversar e desenhar com ele no dia 21 (bom mesmo é aparecer nos dois dias!).

No sábado (dia 6), virá a oficina de caricaturas do Fernandes, ilustrador premiadíssimo dentro e fora do Brasil, que vai desenhar com a galera. Se você curte esse trabalho, não perca a oportunidade de trocar figurinhas com essa fera da ilustração. Mas se perder, ainda dá tempo de participar no dia 14.

No domingo (dia 7), estarei lá com vocês pra gente bater um superpapo sobre a criação de animações, com dicas, um pouco de história e muito, mas muito desenho. Quem nunca quis bolar seu próprio desenho animado? Então, lá você vai descobrir como funciona e como se faz uma animação.

Quem gosta desses infográficos do blog (como este e este aqui) ou dos desenhos do cinema e da TV, venha conferir! Ah, uma surpresa: assim como no ano passado, os desenhos dos participantes farão parte de uma animação que será publicada aqui no blog do Diarinho!

Dia 13, o Seri, um dos mais versáteis ilustradores e autor de livros como Dado, o Gato Sem Rabo e O Menino que Abraçava Árvore conduzirá a oficina de charges, com muitas dicas para quem pensa em seguir a carreira ou mesmo divertir-se com os amigos. Como é regra em toda charge, aqui a palavra-chave é diversão! Dia 20 ele retorna à feira para uma tarde de autógrafos e muito batepapo, simplesmente imperdível.
Curioso? Apareça por lá!

Anote a programação:
Dia 4: Tirinhas (Gilmar)
Dia 6: Caricatura (Fernandes)
Dia 7: Desenho Animado (Denis)
Dia 13: Charges (Seri)
Dia 14: Caricatura (Fernandes)
Dia 20: Lançamento de livros do Seri
Dia 21: Tirinhas (Gilmar)

Local: ABC Plaza Shopping (Avenida Industrial, 600, Santo André, tel.: 4437-5000)
Horário: das 15h às 16h
As inscrições serão feitas na hora e cada oficina está limitada a 20 participantes.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Marmota é a meterologista mais famosa dos Estados Unidos


Bicho é obrigado a aguentar muitas esquisitices dos humanos. Se pudesse falar, certamente a marmota conhecida por Phil reclamaria da mania dos norte-americanos de todo ano, no dia 2 de fevereiro, colocá-la diante de uma multidão que espera sua previsão em relação à duração do inverno. Nesta terça-feira, seu comportamento indicou que aquele país terá ainda mais seis semanas de frio intenso.

Eles acreditam que se a sombra da marmota for vista, é porque o frio vai durar mais seis semanas; se não for vista indica que a primavera vai chegar mais cedo. Na verdade, isso faz parte de uma tradição folclórica, iniciada pelos alemães que colonizaram aquela região. Os fazendeiros usavam esse método para tomar decisões sobre o cultivo dos campos.

Agora essa cerimônia é organizada pelo Clube da Marmota, que reúne homens vestidos de fraque e cartola e já se repetiu 114 vezes em Punxsutawney. O acontecimento se transformou num show, que atrai milhares de pessoas todos os anos para assistir ao evento, que também se realiza em outras localidades do país e no Canadá.

O ritual guarda vários segredos. O principal é como as marmotas ‘fazem’ a previsão e ‘contam’ aos integrantes do clube. Outro segredo é como são criadas e mantidas durante o restante do ano, além de quantas vezes foram trocadas, já que vivem em média 10 anos.
O que se diz é que durante o ano, Phil vive na biblioteca da cidade com a esposa Phyllis e é bem-cuidada pelos integrantes do clube.

A entidade de defesa dos animais Peta (People for the Ethical Treatment of Animals) já protestou contra a utilização do bicho, que tem de ficar confinado nos dias que antecedem à previsão e sugere que ele seja substituído por um robô. O pessoal do clube não gostou da ideia.

Ficou curioso? O Clube da Marmota de Punxsutawney tem um site (www.groundhog.org) com as previsões de Phil, além de curiosidades.

Outra coisa: marmota é pequeno roedor, de pernas curtas e cauda peluda, parecido com esquilo, que cava tocas subterrâneas, onde hiberna durante o inverno.