sábado, 19 de novembro de 2011

Bandeira é símbolo do País




Tem gente que só lembra da bandeira do Brasil quando a vê sendo hasteada após um atleta brasileiro ganhar alguma competição. Hoje é um bom dia para pensar neste símbolo da Pátria. Dia 19 de novembro é comemorado o Dia da Bandeira, data criada em 1889, quatro dias após a Proclamação da República.

A nossa bandeira foi pensada em 1822. Possui 27 estrelas, que representam os 26 Estados e o Distrito Federal. A posição de cada uma retrata o céu do Rio de Janeiro no dia da proclamação. O Brasil já teve vários modelos de bandeiras ao longo dos seus 511 anos de existência. No atual, o verde simboliza nossas matas, o azul o céu e o amarelo as riquezas. Leva a frase Ordem e Progresso no centro. Este modelo foi criado por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos. Possui um hino próprio, confira:






Você sabia?
- As primeiras bandeiras do mundo foram encontradas nas antigas civilizações, quando os povos as utilizavam para representar seus exércitos. Serviam para evitar que fossem confundidos. Elas evitaram centenas de soldados, pois os exércitos aliados conseguiam identificar os grupos de soldados que não eram seus inimigos.

- Muitos países são representados por bandeiras que trazem significados comuns. O azul simboliza nobreza e o vermelho representa os movimentos revolucionários.


- Algumas bandeiras apresentam características especiais, de acordo com as tradições do país. A do Japão é branca, com um círculo vermelho ao centro, que simboliza o Sol, por isso, o país é chamado de Terra do Sol Nascente. A bandeira da Arábia Saudita possui uma frase que quer dizer que no país “existe só um Deus e Mohamed é seu profeta”. O Nepal tem uma bandeira com o Sol e a Lua, que significa que o país existirá enquanto os dois astros existirem.

Nenhum comentário: