quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Leão-marinho é o novo mascote do Aquário de Santos

Foto: Anderson Bianchi/ Divulgação
O Aquário de Santos apresenta nesta quarta (21) o novo mascote: o leão-marinho Inti (nome do deus Sol na religião Inca). O animal, de 6 anos, chegou no dia 9 de dezembro. Veio do Zoológico de São Paulo e, desde então, recebe cuidados especiais de veterinários, biólogos e tratadores. 

Foto: Rogério Bomfim/ Divulgação
“É importante deixar o bicho conhecer o espaço, se acostumar com os profissionais. Fazemos de tudo para que consiga diminuir o estresse no novo ambiente antes de começar a visitação”, diz a veterinária do aquário, Cristiane Lassálvia.

O leão-marinho, que nasceu em cativeiro, pesa 270 kg. Por causa de seu tamanho, foi colocado no maior tanque - que ainda precisou ser adaptado para recebê-lo. O espaço tem 80 m² e capacidade para receber 366 mil litros de água salgada; há também uma área seca de 4 m². Segundo a veterinária, a alimentação é bem reforçada: 14 kg de peixes distribuídos de quatro a cinco vezes por dia.

Inti vai substituir o lobo-marinho Macaezinho, que durante 17 anos chamou a atenção de quem visitava o local. Ele morreu em abril de velhice. O aquário estava em busca de um novo animal. Como o Zoo de São Paulo tinha leões-marinhos acima da capacidade, a equipe de Santos entrou em contato e conseguiu adotá-lo.

ESPÉCIE
O leão-marinho tem esse nome por causa da juba dos machos, bastante parecida com a dos leões. Passa boa parte do tempo no mar, mas precisa estar próximo às rochas e areia das praias. O corpo desajeitado dificulta a locomoção, no entanto, o formato roliço e forte musculatura fazem com que tenha ótima habilidade para nadar. Pode medir até 2 m e viver 22 anos.

Foto: Anderson Bianchi/ Divulgação
O lobo-marinho macho não tem juba como o leão-marinho. O focinho também não se assemelha; o do leão é achatado (parecido com o dos felinos) e o do lobo é alongado (lembra o dos cães e lobos). O peso é outra diferença, embora nas duas espécies o macho seja maior do que a fêmea. O leão-marinho atinge 300 kg e a fêmea 150 kg, enquanto o lobo chega aos 90 kg e a fêmea 70 kg.

ONDE - Aquário de Santos (Praça Luiz La Scala, Ponta da Praia). De segunda a sexta, das 9h às 19h, (temporada de verão); sábado, domingo e feriados, até as 20h. Ingresso: R$ 2,50 e R$ 5. Crianças até 12 anos não pagam.

Nenhum comentário: