quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Sítio do Picapau Amarelo vira desenho


As aventuras e maluquices de Emília, Narizinho e Pedrinho viraram desenho, que estreia dia 7 de janeiro, na Rede Globo. A primeira temporada da animação do Sítio do Picapau Amarelo terá 26 episódios com duração de 11 minutos cada, que serão exibidos aos sábados pela manhã, após a TV Globinho. O Diarinho conferiu o lançamento da produção.

Os personagens são bem divertidos e engraçados. Emília, por exemplo, continua espevitada e falante. Os traços dos desenhos e algumas características, como olhos grandes, lembram animês. Roupas e cenários são bem coloridos. As histórias - como a original - se passam em um sítio afastado da correria e do barulho da cidade. O local teria tudo para ser supertranquilo. Lá, no entanto, coisas mágicas se tornam realidade.

“O desenho é moderno, digital, mas humanizado. A gente teve a preocupação de retratar o Brasil e a região (Sudeste) onde a história se passa”, diz o diretor da animação Humberto Avelar. Para encontrar o ilustrador  da série foi feito concurso. O vencedor foi Bruno Okada; para desenvolver o trabalho usou ao mesmo tempo computadores e desenhos feitos à mão.

Não foi tarefa fácil adaptar as histórias de Monteiro Lobato em desenhos e ainda reduzi-las a poucos minutos de duração. O roteirista Rodrigo Castilho afirma que queria ser muito fiel ao autor da obra. Portanto, usou partes do livro para fazer os episódios. “Um dos trechos (do livro) fala sobre o Marquês de Rabicó, que nunca cumpre as promessas que faz. Ele não tem boa memória. A partir dessa passagem, criamos um capítulo.”

A inspiração para o primeiro episódio vem do cenário retratado no livro em que Dona Benta (avó de Narizinho e Pedrinho) está sentada na varanda com cestinha de costura no colo e óculos na ponta do nariz. Quem passa e a observa nem imagina a verdadeira agitação do lugar.

Segundo Rodrigo, quem não leu a obra de Lobato não precisa esquentar a cabeça, pois não terá dificuldade em entender e curtir o seriado. Já a galera que conhece o livro vai recordar partes da trama original ao assistir à animação.  

VOZES
As vozes de Emília, Narizinho e Pedrinho são dos atores Isabella Guarnieri, 11 anos, Larissa Manoela, 10, e Vini Takahashi, 14. Eles se divertem, mas sabem que o trabalho é sério. Ficaram muito felizes com o resultado.


Mas uma voz se destaca no meio dessa turma. É a atriz e dubladora Gessy Fonseca, 87, que conheceu pessoalmente Monteiro Lobato e foi a primeira voz da Dona Benta em um programa de rádio, em 1943. Voltar a viver a personagem a deixa bastante contente. “Ela é gordinha e linda”, afirma Gessy sobre as características da personagem.

A famosa música de abertura do Sítio do Picapau Amarelo, interpretada por Gilberto Gil, também ganhou nova versão em ritmo mais acelerado. Ficou com a cara do desenho animado.

Por Bruna Gonçalves


Nenhum comentário: