segunda-feira, 16 de abril de 2012

Dia do Desarmamento Infantil incentiva a paz


No domingo (15) foi celebrado o Dia do Desarmamento Infantil. A data foi criada para mostrar a importância da paz e incentivar a população a jogar fora as arminhas de brinquedo. Mas, afinal, porque o objeto causa tanta discussão?

Apesar de muita gente não ver problemas em brincar com arminhas de plástico, especialistas explicam que podem incentivar a violência. Além disso, defendem que há maneiras melhores e mais saudáveis de se divertir.

Mas existem motivos mais importantes. Quem descobre desde a infância que arma - mesmo falsa - não é legal vai preferir ficar sempre bem distante dela. E isso pode impedir que muitas tragédias aconteçam. Ainda ocorrem casos de meninos e meninas que encontram por acaso armas de verdade em casa e, por curiosidade e falta de informação, machucam alguém ou a si mesmos. Em casos mais graves, podem até morrer ou matar sem querer.

Se ficou com vontade de jogar o brinquedo fora, saiba que é  recolhido em campanhas de desarmamento infantil. Em Diadema, acontece até o dia 26 a 11ª edição do projeto que recebe arminhas e fala sobre a importância da paz nas escolas. A iniciativa já arrecadou 16 mil objetos, que se transformaram em 3.000 quilos de plástico reciclado. Em Mauá, oito guardas civis municipais apresentam teatrinho em eventos realizados pela Prefeitura para conscientizar a população sobre o assunto. Após esse trabalho, será feito recolhimento sem data definida para começar.

Mas não precisa esperar uma campanha na escola ou na cidade para jogar fora a arminha de brinquedo, certo? Para se desfazer dela, basta encaminhá-la para a reciclagem.

2 comentários:

Anônimo disse...

Que ridiculo, sempre brinquei com armas de brinquedo e nao me transformei em um bandido, armas nao matam, sao os desuhumanos que matam.

Patrícia Castro disse...

Lutar contra a violênia não é ridículo. Eu acredito que no meu tempo de criança, as mídias sociais não tinham o mesmo impacto no desenvolvimento das crianças como se tem hoje. Jogos eletrônicos, filmes, desenhos, brinquedos com conotação violenta, podem sim promover um desvio de conduta, ainda mais nos lares onde os pais são cada vez mais ausentes. Sou contra armas de brinquedo sim! Vale ressaltar que, os últimos desastres e chacinas em massa, foram desencadeados por usuários de jogos violentos e portadores de armas (ainda que brinquedo) e que idealizaram situações fantasiosas. Armas de brinquedo não entram na minha casa. Sou a favor da Campanha do Desarmaneo Infantil.