quarta-feira, 4 de março de 2009

Homem também salva

Enquanto de um lado, o homem é a maior ameaça à vida do planeta, de outro pode ser um grande aliado para protegê-la (ainda bem!). Prova disso é o que aconteceu domingo, quando 200 baleias-piloto encalharam nas praias da Ilha King, que fica entre Austrália e Tasmânia.

Pelo menos 100 voluntários ajudaram os guardas ambientais a manter úmida a pele desses mamíferos. Eles criaram uma espécie de trincheiras para a água chegar mais perto dos animais. No final, foram salvas 54 baleias e cinco golfinhos. “A operação de socorro só foi possível com a mobilização de toda a comunidade”, explicou Chris Arthur, do Serviço de Parques e Vida Selvagem.

Cerca de 80% dos casos de baleias encalhadas nas costas australianas ocorrem na Tasmânia, em um fenômeno que os cientistas ainda não conseguem explicar. Acredita-se que os animais foram surpreendidos pela maré baixa. Este é o quarto incidente deste tipo ocorrido nos últimos meses.



A baleia-piloto mede entre 5 e 7 metros de comprimento, pesa 4 toneladas, tem pele negra, cabeça em forma de globo, sem bico definido e dentes aparentes. Alimenta-se de lulas. Vive em grandes profundidades, onde é muito escuro, utilizando seu sistema de ecolocalização para se orientar. A gestação do bebê varia entre 15 e 16 meses e ele nasce com cerca de 1,5 metro.

E isso aí, desta vez o ser humano merece palmas!




Nenhum comentário: