sexta-feira, 27 de março de 2009

Zac Efron mais lindo do que nunca

As fãs de Zac Efron, o xodó de Hollywood, já podem começar a arrancar os cabelos. O gato iniciou uma viagem pelo mundo para divulgar o filme 17 Again, que estreia por aqui dia 3 de julho. Acesse o site oficial: http://17againmovie.com.

Ele foi fotografado em Londres, de terno cinza, gravata preta e cabelo com gel. Foi todo simpático com as fãs! Também estava presente a atriz Jemma Brown (amiga e ex-colega de Zac em High School Musical 3), que participa do elenco.

17 Again conta a história de Mike O'Donnell (interpretado por Matthew Perry, o Chandler de Friends), 37 anos, que está cansado das responsabilidades de adulto e sonha em voltar ao passado. É aí que entra Zac Efron no lugar de Mike! Um belo dia, ele acorda com 17 anos e volta à escola, para delírio das meninas.

Zac não vai mais participar do musical Footloose. Está negociando para se juntar ao diretor de 17 Again, Burr Steers, na adaptação do romance The Death and Life of Charlie St. Cloud (algo como A Morte e a Vida de Charlie St. Cloud). A produção deve começar em julho.
Enquanto isso, babe nas fotos da premier em Londres e no trailer do filme no Youtube.




quarta-feira, 25 de março de 2009

Humor universitário

Se você tem irmã ou irmão universitário, que curte e faz desenho de humor, avise que estão abertas as inscrições para o tradicional Salão Universitário de Humor de Piracicaba. Este é um dos mais importantes salões de humor do Brasil, mas só aceita trabalho de quem está na universidade.


Estou dando o toque porque acabei de receber do cartunista Camilo Riani as informações sobre o evento, que é organizado pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). Os temas deste ano são meio ambiente e livre. Todos os detalhes, regulamentos e prêmios podem ser conferidos no site www.unimep.br/salaodehumor


Lá você também vai ver vários desenhos premiados de outras edições. Se participar, mande seu trabalho para cá. Vou estar torcendo por você.

Até mais

Gilmar

segunda-feira, 23 de março de 2009

Lembra da loirinha do grupo Mulekada?

Depois de 8 anos fora da mídia, Julyana Lee, a loirinha do grupo infantil Mulekada, está começando carreira solo. No começo de abril, a garota de 15 anos vai lançar o CD Eu Sou Assim, com 12 músicas inéditas. As canções não têm nada a ver com axé, ritmo que costumava dançar no programa do Raul Gil, quando foi descoberta. Agora sua onda é pop e black music.


Julyana gravou um depoimento para o blog. Dá uma espiada!

video

Olha como ela era pequenininha no grupo Mulekada

http://www.youtube.com/watch?v=RDCN6mJXqws

sexta-feira, 20 de março de 2009

Star Wars surpreende


Fiquei surpreso com o Star Wars The Force Unleached, já que no mundo dos games parece regra o jogo baseado em um filme de sucesso ser ruim. Não sou fã da série de George Lucas, mas esse jogo me impressionou. Tem fôlego até para ser uma continuação no cinema. Os gráficos são tão legais que parecem filme, a jogabilidade e a trilha sonora também são boas.


Disponível para PS2, PS3, PSP, Wii, XBox 360 e Nintendo DS, o jogo tem uma característica em cada console, o que dá a impressão de histórias diferentes. Permite variações de vestimentas para os personagens e a opção de jogar com os grandes ícones dos filmes. É possível também escolher diversas cores para o Sabre de Luz. O mais legal, na minha opinião, é o sabre negro, que só aparece no PS3 e no XBox. O controle do Wii já parece um sabre, dando a impressão de o jogador ser o aprendiz e fazer imaginar que está dentro do game.


Confira algumas dicas
Fique esperto para derrotar Darth Vader, na primeira luta da final. Ele tentará afastá-lo com seus poderes, mas logo se cansará. Você tem de ser rápido e ficar atrás dele para atacá-lo. Faça isso repetidas vezes até ir para a segunda parte da luta.

No fim da segunda parte, Vader ficará no centro da sala jogando objetos. Utilize esses mesmos objetos para acertá-lo e deixá-lo tonto, batendo nele.

A etapa seguinte é outra sala, onde está Darth Sidious. Aí você terá duas opções: salvar o General Kota ou derrotar Vader outra vez. Vale lembrar que dependendo da escolha, você terá um final diferente.

Experimente o jogo e depois conte pra gente.
Até a próxima.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Melhor que o Garfield

Acabei de receber o livro de divulgação Gaturro Grandão, do cartunista argentino Nik. É um livro bacana, com acabamento de luxo e uma HQ por página. Esse personagem lembra um pouco a cara do Garfield que, aliás, não gosto nem um pouco, mas respeito quem gosta, claro.

Parece-me que só a figura lembra um pouco o gato sonolento e previsível do autor americano Jim Davis. Considero Gaturro mais interessante pelas surpresas das piadas no final de cada página.


Eu já tinha visto alguma coisa do cartunista Nik, que tembém faz charges para os jornais argentinos, mas confesso que ainda não tinha lido nada do seu personagem mais famoso Gaturro, que já é distribuído em 15 países. Veja só:



Nik vem a São Paulo na próxima semana. No dia 25, a partir das 19 horas, orientará uma oficina no Instituto Cervantes (Avenida Paulista, 2.439, 7º andar). As inscrições podem ser feitas pelo e-mail cultsao2@cervantes.es Se você for, me conta como foi depois.
Quem quiser conhecer mais sobre o Gaturro e seu autor Nik, pode acessar o site oficial http://www.gaturro.com/

Enquanto isso, divirta-se com mais uma HQ:


sexta-feira, 13 de março de 2009

A primeira nota da sua vida

Aqui é o Denis e tenho mais um infográfico animado pra vocês. Hoje vamos explicar um pouquinho sobre a Escala de Apgar. Nome estranho, né? Você não leu errado: na verdade é o sobrenome da médica que criou um teste para avaliar a saúde dos recém-nascidos, dividido em cinco etapas. Dê uma olhada na animação e escreva pra gente (é só clicar ali embaixo no link comentários).

Para saber mais acesse diarinho.dgabc.com.br.

Abraço!




(Caso não consiga ver a animação, peça para um adulto instalar o plug-in do Flash Player. Basta clicar aqui! )

Tatiana e seus limeriques. Vamos rimar?!



Foto: Marina/ Ilustra: Fernandes

Sabe quando se tem a impressão de que um amigo ou um conhecido são bem parecidos com um personagem da TV? Foi o que eu senti quando conheci, na última semana, a escritora Tatiana Belinky.

Ela me lembrou muito a boneca Emília do Sítio do Picapau Amarelo pelo seu jeitinho travesso e, claro, por não parar de falar um minuto (parece mesmo que ela tomou a pílula falante da Emília)! Apesar de parecer criança, Tatiana completa 90 anos no dia 18, e nos recebeu na casa dela, em São Paulo. Foi uma das melhores entrevistas da minha carreira. Foi demais!

Quem me acompanhou foi Gabriel Rocha e Luana Bomfim, 9 anos, de Santo André. Eles já leram vários livros da escritora e perguntaram um monte de coisas legais para ela. Gravamos até um video com algumas dessas perguntas (confira no site diarinho.dgabc.com.br). O resto da entrevista chega com o Diarinho domingo nas bancas.

Tatiana nasceu na Rússia e veio ao Brasil quando tinha 10 anos. No começo da carreira, ela traduzia livros. Depois, fez a adaptação para a TV do Sítio do Picapau Amarelo junto com seu marido. Só começou a escrever livros infantis aos 65 anos. De lá para cá foram mais de 150, entre eles, Operação do tio Onofre, Diversidades, Caldeirão de Poemas, Coral de Bichos, O Grande Rabanete e Beijo, Não!

Um dos livros se chama Limeriques das Coisas Boas, um tipo de poema curto que fala de coisas malucas. Ele sempre tem cinco versos, sendo que a primeira, a segunda e a quinta linhas terminam com a mesma rima. Já a terceira e a quarta são mais curtas e rimam diferentes das outras.

Olha só o Limeriques que escrevi sobre Tatiana:

Tatiana, Tatianinha
Que é Emília e bruxinha
Adora uma boa brincadeira
Conta histórias de rabanete e de sereia
Vai ser sempre uma doce meninininha


Que tal escrever alguns e mandar para a gente?!
Beijos e até a próxima!

Marcela
:0)

quinta-feira, 12 de março de 2009

Super Mario ganha mais uma vez


Olá, aqui é o Nicolas de novo.
Volto para falar que o eterno encanador da Nintendo acaba de ganhar o Oscar Britânico Bafta de melhor jogo do ano, com o game Super Mario Galaxy.
Na disputa, conseguiu derrotar
Call of Duty 4 e GTA 4.
Com músicas compostas pela melhor orquestra do Japão e com jogabilidade diferenciada que explora bem as funcionalidades do console, Mario é digno do prêmio.
Afinal ele continua firme e forte conquistando novas gerações. Mario apareceu no mundo dos games em 1981 no Donkey Kong, mas só foi ter um jogo dele em 1985. São 28 anos de estrada!

É isso aí pessoal, até a próxima.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Jonas vão trabalhar muito, até aqui no Brasil!

Sim, está confirmado! Os fofos dos Jonas Brothers vão fazer show em São Paulo e no Rio de Janeiro nos dias 23 e 24 de maio. Ainda não se sabe muita coisa sobre as apresentações por aqui, mas as fãs já estão enlouquecidas. Na comunidade oficial do orkut (Jonas Brothers Oficial), o tópico do show já tem quase 200 comentários.

Foram os meninos mesmo que publicaram a agenda da turnê 2009 no site oficial deles (quem não acredita pode acessar http://www.jonasbrothers.com/ ou assistir a esse vídeo do youtube http://www.youtube.com./watch?v=wIGhAvh2VUs). As apresentações começam neste sábado (dia 14) em Houston, no Texas, Estados Unidos, e vão até 31 de agosto, em Ottawa, Canadá. Tudo isso (cinco meses) sem descanso, coitados!

Vão trabalhar, inclusive, no dia do aniversário do Joe, que é 15 de agosto (o show será em Nova Orleans, Califórnia), quando ele vai completar 20 aninhos! Neste período, a banda também vai viajar para divulgar o primeiro filme: Jonas Brothers – 3D in Concert, que estreia por aqui no dia 8 de maio.

Quem quer saber mais pode acessar:
Site oficial no Brasil http://www.jonasbrasil.com/
Myspace oficial - www.myspace.com/jonasbrothers
Facebook - www.facebook.com/jonasbrothers
FFE - http://www.fanfamilyexperience.com/

Confira o trailer do filme só para esquentar as turbinas!!!

video


Beijos,
Marcela
:0)

segunda-feira, 9 de março de 2009

Você é o artista

Ei pessoal, tudo bem?

Aqui é o Denis e tenho novidades. O tema ainda são as Oficinas do Diarinho da Feira de Troca de Livros. Lembra que comentei na postagem do dia 18 sobre a produção de um pequeno desenho animado com as ilustrações dos participantes? Aí está! Finalmente!

Os desenhos foram digitalizados (jogados para dentro do computador por meio de um escaner) e animados um a um. É um processo longo. Para que a ilusão de movimento, que dá vida às animações, funcione são necessários entre 16 e 24 quadros por segundo.
Não entendeu? Explico: cada 'quadro' significa fazer o mesmo desenho com ligeiras alterações em relação ao anterior. Um curta-metragem de 30 segundos, por exemplo, pode ter até 720 etapas. Dá muito trabalho! Ainda bem que hoje o computador facilita muito; do contrário, um desenho que levou alguns dias para ser feito demoraria semanas se fosse totalmente produzido à mão.

Mas vamos ao que interessa: se você é um dos autores dos desenhos, escreva pra gente e comente o que achou (é só clicar ali embaixo, no link de comentários).

Curta o curta!




(Caso não consiga ver a animação, peça a um adulto para instalar o plug-in do Flash Player. Basta clicar aqui! )

quinta-feira, 5 de março de 2009

Futuros artistas


O encerramento das Oficinas do Diarinho na Feira de Troca de Livros foi muito legal. No último dia, eu (Fernandes) conheci vários talentos e um desenhista profissional, o Eduardo Nunes, que também participou do encontro. Lá também estavam Enzo, 10 anos, e Kauê, 9. Um curte mais caricatura e o outro adora desenhar carros. Vejam só:



Mesmo quem está treinando seus primeiros traços consegue dar conta do recado e demonstra grande força de vontade, como a turminha, com idades entre 5 e 8 anos, formada por Marco Antonio, Débora, Matheus, Letícia, Natália, Laura, Amanda, Dayara e Ranielli. O garoto Daniel, 8 anos, gostou tanto que particiou de duas oficinas (a de pintura e de massinha, que falo sobre ela depois).















Também estavam lá os adolescentes Deslaine, 13 anos, Melina, 13 (que também adora poesias), e Iago, 12, que não foi embora enquanto não ganhou uma caricatura. Cada um, no seu estilo, mostrou sua arte, até mesmo Iago que disse que não sabia desenhar e depois deu seu recado.

Até a próxima.







quarta-feira, 4 de março de 2009

Homem também salva

Enquanto de um lado, o homem é a maior ameaça à vida do planeta, de outro pode ser um grande aliado para protegê-la (ainda bem!). Prova disso é o que aconteceu domingo, quando 200 baleias-piloto encalharam nas praias da Ilha King, que fica entre Austrália e Tasmânia.

Pelo menos 100 voluntários ajudaram os guardas ambientais a manter úmida a pele desses mamíferos. Eles criaram uma espécie de trincheiras para a água chegar mais perto dos animais. No final, foram salvas 54 baleias e cinco golfinhos. “A operação de socorro só foi possível com a mobilização de toda a comunidade”, explicou Chris Arthur, do Serviço de Parques e Vida Selvagem.

Cerca de 80% dos casos de baleias encalhadas nas costas australianas ocorrem na Tasmânia, em um fenômeno que os cientistas ainda não conseguem explicar. Acredita-se que os animais foram surpreendidos pela maré baixa. Este é o quarto incidente deste tipo ocorrido nos últimos meses.



A baleia-piloto mede entre 5 e 7 metros de comprimento, pesa 4 toneladas, tem pele negra, cabeça em forma de globo, sem bico definido e dentes aparentes. Alimenta-se de lulas. Vive em grandes profundidades, onde é muito escuro, utilizando seu sistema de ecolocalização para se orientar. A gestação do bebê varia entre 15 e 16 meses e ele nasce com cerca de 1,5 metro.

E isso aí, desta vez o ser humano merece palmas!




terça-feira, 3 de março de 2009

Leitora testa jogo


Rafaela Simão, 9 anos, recebeu um convite inusitado do Diarinho: "Você testa um jogo para a gente?" A garota aceitou na hora. Ela brincou com o Scene it?, um jogo da Mattel de perguntas e respostas sobre todas as produções, antigas e novas, da Disney. As perguntas incluem desde nomes de personagens até detalhes, como músicas.

"Gostei bastante e consegui me divertir com a família. Dá para escolher o modo mais rápido ou mais demorado, dependendo do tamanho do tabuleiro, que abre e fecha. O único problema é que precisa saber muito sobre os desenhos e filmes da Disney. São detalhes bem difíceis de lembrar", diz Rafaela.

O brinquedo vem com um tabuleiro, quatro opções de pinos em formato de personagens (Sininho, Pequena Sereia, Nemo e Carros), dados, cartas com perguntas para adultos e outras para crianças, e um DVD.

Algumas perguntas devem ser respondidas após a exibição da cena. Pode ser jogado sozinho ou em grupo. O preço do jogo, porém, é bem salgado: custa R$ 179,99. Quem quiser ter uma idéia de como funciona, pode acessar o site http://www.sceneit.com.br/ e testar um demo do jogo.

High School Musical faz você dançar

Nesta semana, testei o game High School Musical 3 Senior Year DANCE, que garante diversão aos fãs da dupla romântica Troy e Gabriella. O jogo não traz nenhum desafio. Na verdade, é um simulador para acompanhar as coreografias de 29 músicas, como ocorre nos filmes do grupo. A diferença é que você pode criar um personagem próprio, utilizando para isso vários acessórios, como tipo físico, cabelo, roupas, ou escolher um dos integrantes do Wildcat.

Em termos de jogabilidade, há uma pequena diferença entre os consoles. Com o Wii não dá para usar tapete de dança (vendido à parte). Tem de fazer as sequências de movimento balançando os controles, Wii remote e o Nunchuck, ao mesmo tempo. Já o console do Playstation 2 e o do Xbox 360 oferecem suporte para o tapete que é muito parecido com os das máquinas de dança DDR (Dance Dance Revolution). No caso do Xbox, os gráficos são melhores. Há uma edição especial que acompanha um tapete temático.

Fui. Até a próxima!




segunda-feira, 2 de março de 2009

E aí, sangue bom?!

Oi pessoal, aqui é o Denis!

O Tira-dúvidas da edição do Diarinho dessa semana é sobre a produção de sangue.
Você já se perguntou onde ele é produzido?
Dentro dos ossos! Acredita?
Preparamos mais um infográfico animado para ajudá-lo a entender melhor. Confira aí embaixo.

Abração!

( Caso não consiga ver a animação, peça para um adulto instalar o plug-in do Flash Player. Basta clicar aqui! )