quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Pônei vira guia de cego

Não é apenas o cão o melhor amigo do homem. O pônei também pode ser, como prova Cali que se transformou em guia para Mona Ramouni, muçulmana de 28 anos cega, que estuda na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. O pônei assiste aulas com Mona, ao lado do cão-guia Harper que acompanha Cheryl Wade, outra cega amiga de classe de Mona, e permanece calmo durante todo tempo.


Os pais de Mona não permitiriam que a jovem fosse acompanhada por cão-guia, utilizado para auxiliar deficientes visuais a se locomoverem. Pelas leis religiosas do islamismo, o cão é considerado impuro e não poderia ser utilizado nesta tarefa.


Cali tem 3 anos e foi treinada para desempenhar a função, auxiliando sua dona a entrar e sair do ônibus, a circular pela cidade, a indicar os obstáculos fazendo barulho com os cascos. Os noticiários garantem até que o animal pega objetos com a boca e entrega à dona.

Um comentário:

Julia Paglerani Monteiro disse...

Impressionante a história dessa moça, e de como essa universidade está a frente e respeita as diferenças culturais e religiosas.
Parabéns à equipe do Diarinho pela matéria.