segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Cadela aprende mais de 1.000 palavras

Foto: Mark Olenki/ AFP


Chaser, da raça border collie, deve ser o cão mais inteligente do mundo. A cadela, que vive nos Estados Unidos, compreende o nome de 1.022 brinquedos, consegue separá-los de acordo com sua forma e atender a ordem em que deve pegá-los. A cadela foi treinada durante três anos pelos pesquisadores John Pilley (que aparece com ela na foto) e Alliston Reid, do Wofford College da Carolina do Sul. Os autores do estudo acreditam que Chaser pode ir muito além disso e admitem que o animal lembrava o nome dos objetos melhor do que eles mesmos. Ela ultrapassou muito o desempenho do cão Rico, que aprendeu mais de 200 palavras, na Alemanha.

Os brinquedos foram entregues indivudualmente e o nome repetido sempre na mesma ordem para ajudá-la a reconhecê-los. Ao final do estudo, a cadela já conseguia comprender que a palavra brinquedo se referia ao conjunto de 1.022 objetos. Ela se comunica com os pesquisadores por meio da patinha e dos movimentos do nariz, indicando sempre o objeto solicitado. Do total de 838 testes realizados em três anos, o acerto foi de 90%. Esse desempenho demonstra que ela tem a mesma habilidade de um bebê de 3 anos, só não fala!

Border collie é considerada a raça mais inteligente entre os cães. Muito utilizada como pastor de ovelhas, é indicada para as modalidades de agillity (em que executa série de atividades em um circuito fechado sob o comando do dono), entre outras atividades e shows de demonstração

Nenhum comentário: