quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Charles Darwin no Museu Catavento


Você sabe quem foi Charles Darwin? Era cientista que viveu há mais de 200 anos na Inglaterra e realizou pesquisas importantes para a Ciência. Também escreveu, após muito estudo, A Origem das Espécies, obra na qual afirma que a Terra tem milhões de espécies diferentes graças à evolução (mudanças para melhor se adaptar ao ambiente) dos seres vivos.

No dia 12 de fevereiro o naturalista britânico faria aniversário (203 anos, se fosse vivo). Em homagem, o Catavento Cultural e Educacional iniciou a mostra Darwin: Evolução Para Todos, que permanece aberta até 4 de março.

Dá para conhecer um pouco sobre a vida do cientista por meio de painéis. Tem também animais - conservados pela técnica da taxidermia (preserva a pele do bicho, mantendo suas características físicas) - das mesmas espécies coletadas por Darwin quando esteve no Brasil, como a ema, tuim (pássaro), além de besouros, répteis e peixes.

No sábado (11) e domingo (12), das 10h às 16h, acontecem várias oficinas. Numa delas, os participantes farão origamis de dinossauros, borboletas, entre outros seres vivos; em outra vão trabalhar com diversos tipos de semente para entender como os bicos de alguns pássaros mudam ao longo do tempo.

No mesmo fim de semana, às 16h, tem o espetáculo Darwin e a Bicharada, com o grupo CienciAção. Na trama o cientista conta o que mais gostava de fazer quando era criança, fala das faculdades que cursou e sobre a viagem ao redor do mundo no navio britânico HMS Beagle.

ONDE - Exposição Darwin: Evolução Para Todos no Catavento Cultural e Educacional (Palácio das Indústrias ­- Parque Dom Pedro II, tel.: 3315-0051), em São Paulo. Ingresso: R$ 3 e R$ 6. De terça a domingo, das 9h às 17h. Até 4 de março.

Nenhum comentário: