quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Sabina recebe mais dois pinguins


Fotos: Prefeitura de Santo André/ Divulgação
A Sabina Escola Parque do Conhecimento, em Santo André, ganhou novos habitantes: dois pinguins-de-magalhães. Vieram de longe, do Espírito Santo, onde estava sob os cuidados do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos. As outras aves, que já viviam na Sabina, chegaram de Ubatuba, no litoral de São Paulo. Agora, o pinguinário possui 22 animais.

Como não tinham chance de voltar para a natureza, foram encaminhados ao parque. Chegaram de avião no dia 22 de dezembro. Receberam os primeiros cuidados da equipe e ficaram em quarentena (isolados dos outros bichos) para melhorar o estado de saúde e passar por exames. Após o período, a dupla foi liberada para integrar o grupo.

ESPÉCIE
O pinguim-de-magalhães é ave marinha com o corpo adaptado para viver na água. Não voa; as asas são usadas como nadadeiras. Mede cerca de 70 cm de altura e pesa aproximadamente 5 kg. Vive em área de clima temperado, em que a temperatura varia ao longo do ano entre 7 ºC e 35 ºC. É encontrado na Patagônia argentina e chilena, formando grandes colônias (grupos com 20 ou mais pinguins), chamadas 'pinguineiras'.


Possui dois períodos de vida: a época reprodutiva - de setembro a março -, em que forma casal monogâmico (tem  apenas um parceiro); a fêmea coloca dois ovos em ninho construído em tocas ou aos pés das árvores. Nos outros meses - período não reprodutivo - sai em busca de alimento (peixes, lulas e pequenos crustáceos) pelo mar. É justamente quando alcança longas distâncias, podendo chegar ao nosso Litoral.

Durante a viagem, alguns animais ficam fracos e até doentes. Nesses casos, precisam de cuidados especiais. Mesmo após se recuperarem, não conseguem retornar ao habitat natural.  Por isso, são levados a instituições que os utilizam em projetos de educação ambiental e pesquisas para conhecer melhor a espécie.

ONDE - Sabina Escola Parque do Conhecimento (Rua Juquiá, entrada na altura do nº 135, tel.: 4422-2001). Aberto ao público aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h (bilheteria fecha às 17h). Ingresso: R$ 5 e R$ 10. Grátis para alunos e professores da rede municipal de Santo André, crianças até 5 anos e pessoas com deficiência.



Nenhum comentário: